Caótica rodada dupla serve para Stock Car repensar uso do Velopark no futuro

Os inúmeros incidentes e intervenções do safety-car sobretudo na rodada dupla deste domingo chuvoso no circuito gaúcho é para se questionar a segurança do circuito para os protagonistas da categoria: os pilotos

Foi um domingo caótico, no melhor estilo Ney Franco, técnico de futebol, tocando “Na Beira do Caos”, o que se viu na rodada dupla da Stock Car disputada no Velopark. Se na quinta etapa do sábado (2), as corridas passaram de forma ilesa, sem muitos acidentes, não se pode dizer o mesmo das provas vencidas por Gaetano Di Mauro e Bruno Baptista, respectivamente.

O dia já começou prometendo fortes emoções, com a chuva forte que desabou em Nova Santa Rita, local onde fica o circuito. A falta de visibilidade era notória durante a classificação e a direção de prova atuou para que os pilotos fossem à pista com pneus apropriados para o temporal. Até Cacá Bueno foi um fator, pedindo à mesma que intervisse e segurasse a entrada dos pilotos no Velopark para que todos pudessem ter condições mínimas de fazer voltas rápidas.

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A chuva deu uma trégua para as duas corridas disputadas à tarde, mas aí, deu-se a melodia: molhado, o travado circuito do Velopark causou muitos acidentes. Allam Khodair, por exemplo, perdeu o controle do durante a volta lenta em safety-car e estragou feio o carro. Diego Nunes escorregou na saída do pit-lane e foi parar no alambrado, literalmente. E o que dizer da batida impressionante de Lucas Foresti ao tremular a bandeira quadriculada na corrida 1?

A impressionante batida de Lucas Foresti durante a corrida 1 no Velopark (Foto: Reprodução/Stock Car)

Não foram poucas as vezes em que se via durante as provas os pilotos se espremendo sobretudo na reta dos boxes, ou passando reto na curva 1 e, praticamente, atravessando o circuito. Foram diversas intervenções do safety-car durante esta rodada. O sabão que se tornou Velopark proporcionou cenas como a discussão entre Tony Kanaan e Vitor Baptista por conta de um incidente entre ambos na metade da corrida 2.

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O fato é que, por mais tradicional que a pista seja, não está de acordo com o tamanho dos carros que integram a categoria na temporada. Dificilmente cabem dois carros lado a lado no circuito. E é nesse cenário que a Stock precisa repensar se o uso do Velopark para o futuro é, de fato, resguardado para seus pilotos, devido aos inúmeros incidentes vistos. A não ser que seja possível alargar a pista, caso contrário, a segurança dos pilotos precisa vir em primeiro lugar e não foram poucas as reclamações daqueles que foram prejudicados pelas confusões.

A categoria volta no próximo dia 31 de julho para a rodada dupla em Interlagos, sétima etapa da temporada.

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