Equipes afastam dúvidas e garantem abertura da Stock Car 2025 em Interlagos

Guilherme Gonçalves, presidente da Associação Nacional de Equipes da Stock Car [ANESC], confirmou ao GRANDE PRÊMIO os problemas logísticos enfrentados pela categoria às vésperas da abertura da temporada, mas garantiu que todas as partes estão trabalhando para que as equipes estejam na pista sem maiores problemas

Às vésperas do início da temporada 2025 da Stock Car, marcada para acontecer entre os dias 2 e 4 de maio, algumas equipes ainda sofrem com a falta de peças importantes. Porém, de acordo com a Associação Nacional de Equipes da Stock Car [ANESC], o contratempo com os carros não vai prejudicar a realização da corrida em Interlagos, embora seja necessário algumas alterações na estrutura do fim de semana.

Ao GRANDE PRÊMIO, o presidente da ANESC, Guilherme Gonçalves, o Guiga, confirmou os problemas logísticos enfrentados pelos times e a ausência de peças. No entanto, garantiu o embarque de todas as equipes para São Paulo e afirmou que a entrega dos materiais faltantes está “encaminhada”. 

Na segunda-feira (28), o GP apurou que “duas equipes estão sem volantes”. Além disso, a Full Time, através do chefe de equipe, Maurício Ferreira, revelou que “um carro falta 30 itens, sendo que 20 ou 25 são besteiras”, mas que um outro bólido está sem caixa de tanque. Guiga Gonçalves, porém, garantiu que essas peças mais críticas, que estavam em falta, já estão encaminhadas. 

“As equipes estão recebendo ainda. Já temos notícias de que alguns carros estão praticamente completos. As peças que ainda faltam são detalhes pequenos, em sua maioria acabamentos. Recebi a informação de que as peças que eram mais críticas, como tanque e volante, já estão encaminhadas”, revelou Gonçalves

Rodada de abertura da Stock Car passou por algumas incertezas (Foto: Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Por isso, e em meio a reuniões constantes com a Vicar, promotora da Stock Car, e com a ANESC, a rodada de abertura será realizada em um formato adatpado. Assim, a etapa em Interlagos conta com cinco treinos livres, em vez de três, e apenas uma corrida, no domingo, valendo 30 pontos.

Desta maneira, haverá um shakedown na sexta-feira (2) de manhã, às 11h50, enquanto os primeiros três TLs estão marcados para 13h10, 15h05 e 17h00. No sábado (3), mais dois treinos estão previstos para 9h00 e 11h35, com a classificação marcada para 14h45. No domingo (4), a largada tem horário definido para 12h10, com a corrida tendo 50 minutos de duração – todos os horários de Brasília, GMT-3.

“Não é o cenário perfeito, de fato, mas a maioria das equipes do grid já passou por mais de duas ou três trocas de carro na história da Stock Car, e essa transição é sempre bastante movimentada nos bastidores”, continuou Guiga

“Nunca conheci uma situação em que o planejado fosse cumprido 100%. Presenciamos constantemente esses tipos de contratempos inclusive na Fórmula 1. Com várias peças importadas, a greve da Receita Federal também fez com que os prazos fossem aumentados e, certamente, foi o que mais esticou o cronograma. É claro que não podemos nos confortar com isso e devemos sempre buscar melhorar o processo”, refletiu. 

Os SUVs estreiam na Stock Car em 2025 (Foto: Victor Eleutério/Stock Car)

Nas últimas semanas, inúmeras reuniões foram realizadas entre a ANESC, AUDACE (responsável pela gestão e preparação de todas as unidades de potência) e VICAR. De acordo com Guiga, o fato de as partes serem dependentes umas das outras foi importante para que todos chegassem em um acordo sem prejudicar a realização da etapa em Interlagos.

“Antes de sermos fornecedores e clientes, somos parceiros de negócio e cada parte precisa da outra para existir. A colaboração de todos é fundamental, e apesar de não ser perfeita, considero que conseguimos fazer alguns ajustes essenciais para que o primeiro evento do ano acontece sem ônus à qualquer parte. As principais resoluções são referentes ao ajuste na logística para entrega das peças finais, adequação do cronograma para permitir ao pessoal o maior tempo de pista possível, e também implementação gradual de sistemas novos, como por exemplo o DRS”, finalizou.

A temporada 2025 da Stock Car está prevista para começar no dia 4 de maio, em São Paulo, no Autódromo de Interlagos. Ao todo, o calendário 2025 prevê 12 etapas, com a grande final acontecendo mais uma vez no circuito paulistano, no dia 14 de dezembro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!