Justiça suspende liminar que impedia corte de árvores para pista da Stock Car no Mineirão

Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu a liminar que impedia o corte das árvores. Decisão tem efeito até que ocorra o julgamento da ação popular

A liminar que suspendia o corte das árvores para a viabilização da pista da Stock Car no entorno do estádio Mineirão, em Belo Horizonte, foi suspensa na noite da última sexta-feira (1º) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A decisão foi proferida pelo presidente do TJMG, o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Na última quarta-feira (28), a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou o corte de árvores no entorno do Estádio Mineirão, para preparar o local para receber uma etapa da Stock Car em Agosto. A realização da prova, no entanto, não está sendo bem recebida pelos moradores, ambientalistas, membros de movimentos sociais locais e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A resistência contra a corrida é, principalmente, em virtude do corte das 63 árvores para viabilização do traçado, e do impacto negativo que os ruídos dos carros podem causar na fauna local e nos animais que estão sob o cuidado no Hospital Veterinário da UFMG.

Stock Car planeja correr nos entornos do Mineirão (Foto: Reprodução/Mineirão)

Na última quinta-feira (29), a deputada federal Duda Salabert (PDT) anunciou que uma liminar movida pelos vereadores locais Pedro Patrus e Bruno Pedralva (ambos do PT) suspendeu o corte de árvores na região. Porém, essa liminar foi suspensa na noite de sexta-feira (1º).

“À vista do exposto, defiro pleito do município de Belo Horizonte para suspender a eficácia da decisão liminar proferida nos autos da ação popular nº 5048784-71.2024.8.13.0024. Declaro que os efeitos da decisão suspensiva deverão subsistir até o trânsito em julgado da ação, nos termos já expostos. Comunique-se, com urgência, ao juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública Municipal da Comarca da Capital. Intime-se. Cumpra-se.”, decidiu o desembargador.

Quando começaram os cortes, a Prefeitura anunciou um plantio compensatório com início na sexta-feira. De acordo com o município, até 688 árvores serão plantadas antes do evento, com a Vicar sendo a responsável pela manutenção das mudas. A Minas Arena, consórcio responsável pelo Mineirão, também se responsabilizará pelo plantio.

A etapa da Stock Car em Belo Horizonte está marcada para acontecer entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.