Pilotos demonstram insatisfação com pneus fornecidos pela Goodyear à Stock Car: “Poderiam ser melhores”

Problemas de durabilidade não agradavam e levavam a comparações com outras categorias do automobilismo nacional, onde os pneus não são motivo de preocupação

Os problemas apresentados pelos pneus fornecidos pela Goodyear nas corridas da Stock Car não agradavam aos pilotos da categoria. O grande exemplo foi a etapa de Cascavel, disputada em setembro, quando um festival de pneus furados mudou a história da prova, que terminou com vitória de Valdeno Brito.

E a marca, criticada pelos pilotos, não seguirá na categoria, como revelou o Grande Prêmio nesta quarta-feira. Em seu lugar entrará a Pirelli, a empresa que fornece os compostos do Brasileiro de Marcas, do GT Brasil e da Copa Fiat, certames em que muitos nomes da Stock Car também competem.

A Goodyear foi a patrocinadora-máster da Corrida do Milhão, vencida por Camilo (Foto: Rodrigo Berton / Agência Warm Up)

Vencedor da etapa de Tarumã, Thiago Camilo relatou em entrevista ao GP o quão cauteloso precisou ser para conseguir chegar ao fim daquela corrida. “A gente fez uma corrida ‘passeando’, se preocupando com o desgaste, andando com um ritmo mais lento e recolhendo as cambagens do carro para ter um desgaste menor”, afirmou o piloto da equipe RCM, que era segundo e assumiu a ponta após Allam Khodair enfrentar problemas com o desgaste excessivo dos pneus e parar nos boxes.

Camilo fez questão de ressaltar que “o asfalto em Tarumã é extremamente abrasivo, então não dá para fazer uma análise do problema, se foi o pneu ou se foi a pista”. Porém, “a gente vê outras categorias andando em ritmo de classificação nestas pistas e não tendo problema”, completou. Depois de vencer em Tarumã, Camilo namorou com o lugar mais alto do pódio em Brasília, quando dominou a primeira metade da prova, mas foi só o 20º, graças a um furo num pneu.

Campeão da temporada de 2012, Cacá Bueno demonstrou indiferença com relação a troca de fornecedores. “Se anda 2s mais rápido, todo mundo anda 2s mais rápido, se não dura a corrida inteira, não dura para ninguém”, disse ao GP. Por outro lado, o piloto da RBR demonstrou não ser o maior fã do produto entregue pela Goodyear às equipes. “Poderiam ser melhores, mas tanta coisa na vida poderia ser melhor e não é…”, ironizou Cacá.

A Goodyear forneceu pneus para a Stock Car nas últimas cinco temporadas, desde 2008. Antes disso, a Pirelli era parceira de longa data do certame, desde 1982.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.