Barrichello brilha em Santa Cruz do Sul, mas incidente com mecânicos quebra encanto
Atuação magnífica de Barrichello em Santa Cruz do Sul fica em segundo plano pelo acidente envolvendo mecânicos da RCM Motorsport. A CBA deu sua versão sobre o ocorrido, mas o fato é que a Stock Car escapou de uma tragédia neste fim de semana
Desde o início do final de semana em Santa Cruz do Sul, estava claro que Rubens Barrichello vinha com tudo para ressurgir na temporada 2022 da Stock Car. E isso se confirmou com a grande performance do piloto da Full Time Sports na rodada dupla, com o segundo lugar na prova 1 e a volta às vitórias na corrida 2, quebrando um jejum incômodo que vinha desde Goiânia, em março.
A etapa gaúcha contou também com desempenhos consistentes dos adversários de Rubens na busca pelo título. Gabriel Casagrande, Daniel Serra e Matías Rossi não saíram das seis primeiras colocações nas duas corridas, o que mostra que a briga vai ser dura, duríssima, quando voltarem ao Autódromo Internacional goiano, no próximo mês.
Relacionadas
LEIA MAIS:
+ Casagrande mantém ponta e Barrichello sobe para 2º na Stock Car. Veja classificação
+ Jakos é punido por irregularidade nos boxes e Serra herda pódio em Santa Cruz do Sul
+ Navarro e Cardoso se tocam nos boxes e atropelam mecânicos em Santa Cruz do Sul
+ Barrichello vence caótica corrida 2 marcada por acidente nos boxes em Santa Cruz do Sul
+ Maurício segura Barrichello e vence corrida 1 da Stock Car em Santa Cruz do Sul
Mas, o que fica marcado na rodada dupla em Santa Cruz do Sul, e não tem como ser diferente, é o acidente impressionante após toque na saída dos boxes entre Denis Navarro e Pedro Cardoso, que acertaram o carro de Bruno Baptista e mais três mecânicos da RCM Motorsport.
A condução dos comissários de pista após o incidente foi bastante criticada, afinal, todos esperavam uma bandeira vermelha na corrida, diante da necessidade de resgatar Eslaeu Correia, Daniel Asensio e Lucas Loures.
Loures foi o mais prejudicado, sendo levado de ambulância para o hospital com fratura confirmada na perna direita. Asensio também foi para o hospital com fratura no joelho. Eslaeu, por sua vez, teve leves escoriações e seguiu trabalhando normalmente. A Stock Car confirmou que os mecânicos estão bem.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
O GRANDE PRÊMIO recebeu a justificativa de Fábio Greco, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, que explica o porquê da decisão tomada pelos comissários naquele momento. Abaixo, você confere a íntegra do que disse a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) sobre o ocorrido:
“Na verdade, a janela foi suspensa, fechou o box, esvaziou o box, tirou-se os carros que estavam lá dentro e aí ficou o pace-car na pista, devagar, e assim foi feito o socorro. O atendimento foi feito com calma, os médicos foram ao ambulatório para analisar o que aconteceu, viu que não era grave e mandaram as pessoas para o hospital tirar uma radiografia e ver se tinha quebrado alguma coisa e, assim, continuamos a corrida. Infelizmente nosso esporte é de risco, temos compromissos e teve de ser desta maneira. Esvaziamos o box, não é que todo mundo começou a entrar no box, o que estava dentro do box saiu, e quem tava na pista, fechou-se a pista, tanto é que, depois que largou, os seis carros que não haviam entrado tiveram tempo para entrar e fazer seu pit-stop.”
O fato é que, apesar dos mecânicos saírem ilesos a esse incidente, não significa que o procedimento foi correto. E, com uma boa dose de sorte, a Stock Car escapou de uma tragédia ainda maior do que as cenas impactantes vistas durante a corrida.
E o que dizer da punição aplicada em Andi Jakos? Novamente, um piloto convidado se destaca no fim de semana e tem seu desempenho apagado por conta de penalizações ao final da corrida e que mexem na configuração do campeonato.
Tal como Julian Santero no Velocittà, o argentino da Full Time perdeu o pódio que conquistara com uma grande atuação na corrida 1 em solo gaúcho. E assim, seguem raras as corridas na temporada que o resultado de pista se confirmou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Stock Car com cobertura completa. A próxima etapa será em Goiânia, nos dias 22 e 23 de outubro.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.