Shell chega à Grande Final da Stock Car 2020 na luta pelo título com Zonta em Interlagos

De contrato renovado para a próxima temporada com a Shell e a RCM, Ricardo Zonta chega a Interlagos, onde venceu a Corrida do Milhão neste ano, como um dos candidatos à taça mais cobiçada do automobilismo brasileiro. A principal patrocinadora do esporte a motor nacional vai contar também com Átila Abreu, Galid Osman e Gaetano di Mauro neste domingo

É chegada a hora da decisão. Neste próximo domingo (13), pela primeira vez a Stock Car vai reunir 11 candidatos ao título na corrida derradeira do campeonato. E a Grande Final que marca o desfecho desta atípica e incomum temporada 2020, marcada principalmente pela pandemia, mas também pela adoção da nova geração de carros e da chegada da Toyota ao grid, vai contar pela primeira vez com a Shell entre os postulantes ao título. Ricardo Zonta, dono de duas vitórias, em Goiânia e na Corrida do Milhão, volta a Interlagos nesta semana para buscar mais um título na sua carreira. De contrato renovado com a Shell e a equipe RCM, o paranaense chega à Grande Final na quarta colocação do campeonato, com 12 pontos atrás do líder, Thiago Camilo, e vai encarar uma prova que vai distribuir pontuação dobrada e vai decidir o grande campeão de 2020.

Além de Zonta, que no último fim de semana, também em São Paulo, disputou os 500 Km de Interlagos, prova que concluiu a temporada 2020 da Porsche Endurance Series, a Shell vai contar neste fim de semana com Átila Abreu e Galid Osman, na Crown Racing, e com Gaetano di Mauro, que iniciou a temporada correndo pela Vogel, mas fecha a reta final do campeonato defendendo a ascendente equipe KTF.

Pela primeira vez na carreira, Ricardo Zonta chega à Grande Final com chance de título (Foto: José Mário Dias/Shell)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Zonta venceu a principal corrida do campeonato, a Corrida do Milhão, em 23 de agosto, numa época em que a Stock Car era dominada pelos Toyota Corolla. Desde então, a Chevrolet conseguiu equilibrar a disputa com o Cruze muito por conta da adoção de dois pacotes de atualizações aerodinâmicas, cenário já previsto no regulamento da categoria neste ano. Além disso, outro ponto que ajudou a mudar a ordem de forças ao longo do ano foi o chamado ‘lastro de sucesso’, em que os pilotos que ocupam as cinco primeiras posições correm com peso extra nos respectivos carros.

Ao longo de todo o campeonato, o dono do Toyota Corolla #10 andou entre os cinco primeiros colocados, o que fez com que Ricardo andasse com pelo menos 10 kg a mais no carro. Para a Grande Final, além da pontuação dobrada, desta vez não há a previsão de uso do lastro, de modo que todos os pilotos vão ter as mesmas condições.

“É difícil falar sobre essa última etapa. Na Corrida do Milhão, andamos tão bem, tínhamos um carro muito bem equilibrado que, se chegássemos da mesma forma como na Corrida do Milhão, estaria muito feliz. Mas sabemos que depois da Corrida do Milhão mudou muito”, ressaltou Zonta.

“Todas as equipes evoluíram, carregamos lastro o campeonato inteiro. Então hoje é difícil medir como estaremos comparados com os outros, mas nosso carro é o que eu corri na Corrida do Milhão, com algumas coisas melhores. Então é chegar e brigar pela vitória, meu foco é ganhar a corrida”, complementou o candidato ao título da Stock Car.

Átila Abreu não escondeu o sentimento de decepção com a temporada na Stock Car (Foto: José Mário Dias/Shell)

Átila Abreu, por sua vez, volta a Interlagos neste fim de semana com sentimentos mistos. No domingo passado, o sorocabano conquistou, ao lado de Leo Sanchez, o título da Porsche Cup Endurance Series na classe GT3 Cup Sport. No entanto, quando ‘vira a chave’ para voltar à Stock Car, o sentimento do interiorano é de decepção pela forma como se desenrolou a temporada.

Em um raríssimo ano sem pódio e vitória até agora, o piloto ocupa apenas a 15ª colocação no campeonato e soma 142 pontos. Desde que passou a competir de forma regular na Stock Car e disputar a temporada completa da categoria, a partir de 2008, jamais Átila fechou um ano sem conquistar ao menos um top-3 no campeonato.

Por isso, á natural o sentimento de decepção. “Uma vez que, com dor no coração, estou fora da disputa pelo título, já que as últimas duas etapas foram muito ruins e se tivéssemos pontuado nos credenciaria a brigar, resta tentar um bom resultado e ‘estragar a festa’ dos outros, buscando um pódio e uma vitória, já que passamos longe disso. É tentar terminar o ano de uma maneira promissora, já visualizando 2021, um novo cenário e uma nova estrutura. Terminar o ano em alta será importante”, disse.

Galid Osman volta a Interlagos neste fim de semana (Foto: José Mário Dias/Shell)

Galid Osman, companheiro de equipe de Átila na Crown Racing, soma 77 pontos no campeonato e está em 22º no campeonato. O paulista, que também disputou a etapa de Endurance da Porsche Cup no último fim de semana, acredita que pode terminar a temporada com viés de alta.

“Estou bastante animado para essa última etapa, estamos numa crescente. Na última etapa, em Goiânia, largamos em oitavo, o que não é tão ruim. A equipe tem totais condições de nos colocar para fechar o ano com chave de ouro. Um ano que tivemos bastante dificuldade em termos de velocidade, mas acredito muito na equipe. O fato de andar na Porsche, com certeza, serviu como treino para a última etapa da Stock, mesma pista, condição de tempo parecida… Vamos ver o que vai dar”, ressaltou o dono do carro #28.

E Gaetano di Mauro chega duplamente embalado para a última prova da temporada 2020 da Stock Car. O paulista conquistou pela terceira vez seguida a vitória nos 500 Km de Interlagos da Porsche Cup, disputando a prova na classe GT3 Cup deste ano ao lado de Georgios Frangulis. Dono de ótimo retrospecto no autódromo paulistano, Di Mauro vem de corridas com boa pontuação no campeonato e prevê encerrar 2020 em alta.

GAETANO DI MAURO; GEORGIOS FRANGULIS; PORSCHE ENDURANCE SERIES;
Depois da vitória nos 500 Km de Interlagos ao lado de Georgios Frangulis, Gaetano di Mauro chega embalado para a última corrida do ano na Stock Car (Foto: Luca Bassani)

“Estou muito contente. Quando você vem de um bom resultado, tudo fica diferente. Estou cada vez mais me entrosando com a equipe, buscando cada vez mais o acerto. Tivemos uma evolução muito grande desde a hora em que entrei na equipe. Estou muito positivo, ainda mais depois de dar uma treinada no Endurance da Porsche, o que é muito bom, estar em cima na pista de Interlagos, uma pista difícil, mas que temos um bom histórico”, ressaltou.

“É bom estar treinado, é bom estar num carro mais bem acertado. Muita coisa vai mudar, é final de campeonato, pessoal sem lastro, não sabemos bem o que vai ser. A equipe e eu estamos trabalhando duro para ter o melhor resultado possível e tentar chegar ao top-5”, concluiu.

A programação da Grande Final da Stock Car neste fim de semana vai compreender a realização de apenas um treino livre na sexta-feira. No sábado, está previsto mais um treino livre, pela manhã, e a classificação que vai definir o grid de largada para a Grande Final, com largada prevista para 12h30 (de Brasília) de domingo. A prova vai ser transmitida pela Band, que volta a ser a emissora responsável pela Stock Car na TV aberta, e no canal por assinatura SporTV 2.

Todos os pilotos do grid da Stock Car estão elegíveis para a votação do derradeiro Fan Push na temporada 2020. A eleição é realizada no site oficial da categoria e será encerrada no horário da largada da Grande Final.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.