Shell encara rodada tripla da Stock Car em Curitiba com Zonta “em busca da liderança”

Único piloto a vencer duas vezes na temporada, Ricardo Zonta tenta voltar à ponta da Stock Car e tem somente 2 pontos de desvantagem para César Ramos, já com os três descartes aplicados. Átila Abreu volta ao circuito onde venceu recentemente e já triunfou na Stock Car. Galid Osman já fez pole e pódio em Curitiba, enquanto Gaetano di Mauro vai fazer sua estreia pela KTF

A temporada 2020 da Stock Car começa a entrar na reta final a partir deste fim de semana. Curitiba regressa ao calendário da principal categoria do automobilismo nacional depois da ausência no ano passado e, logo de cara, vai receber nada menos que três corridas nos próximos dias. No sábado (7), a prova que vai valer pela oitava etapa do campeonato tem largada marcada para 11h (de Brasília), enquanto domingo traz duas corridas, às 11h e 11h55, válidas pela nona etapa da temporada. A Shell chega a um dos principais circuitos do Brasil com seu esquadrão de quatro pilotos: Ricardo Zonta corre em casa para tentar retomar a liderança do campeonato, enquanto Átila Abreu busca um lugar no pódio. Galid Osman tem bom histórico em Curitiba, enquanto Gaetano di Mauro vai correr em nova casa, a KTF, depois de fazer a maior parte da temporada pela equipe Vogel.

Piloto da RCM, equipe liderada por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, e seu filho, Marcel Campos, Zonta vai correr pela liderança do campeonato. O dono do Toyota Corolla #10 ocupa a vice-liderança e é o único a ter vencido duas vezes na temporada e, embora nos números absolutos esteja 14 pontos atrás do líder, César Ramos, quando se aplicam os três descartes de piores resultados, a diferença cai para apenas dois tentos. Por isso, o paranaense confia que, nas próximas três corridas, terá totais condições para retomar a dianteira da tabela.

“Numa corrida em casa, a pressão é sempre maior. Gosto bastante dessa pista, e a equipe RCM sempre teve bons resultados lá. Vamos em busca dessa liderança do campeonato”, declarou. Zonta triunfou a bordo de uma Mercedes na classe GT3, em parceria com Xandinho Negrão, recentemente em Curitiba no Endurance Brasil.

Ricardo Zonta está de olho na liderança da Stock Car (Foto: José Mário Dias/Shell)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Nono colocado no campeonato, com 128 pontos, Átila Abreu sublinhou a importância de uma rodada tripla como a deste fim de semana para a temporada. O experiente piloto volta a Curitiba, onde também venceu recentemente no Endurance Brasil ao lado de Leo Sanches na classe GT4, de Mercedes.

“Será um fim de semana bem importante, com três corridas. Há muitos pontos em jogo, com uma corrida no sábado e duas no domingo, um formato de classificação um pouco diferente, já que você tem de fazer um carro na classificação e correr com ele. Temos de trabalhar de outra maneira”, disse o sorocabano da equipe Crown Racing.

Nos testes de pré-temporada para obtenção de quilometragem com os novos carros, dois foram os circuitos designados pela organização da Stock Car: Velocitta e Curitiba. Átila foi um dos que testou em Mogi Guaçu o novo Chevrolet Cruze, mas alguns competidores tiveram a pista paranaense como base.

STOCK CAR; SHELL; ÁTILA ABREU;
Átila Abreu mira pódio no retorno da Stock Car a Curitiba (Foto: José Mário Dias/Shell)

“Faz tempo que não corremos em Curitiba na Stock Car, então, com esse carro novo, será importante usar os dois treinos para colher o máximo de informações. Algumas equipes treinaram na pré-temporada em Curitiba, então esses times já têm alguns dados e já saem um pouquinho na frente. Mas todo mundo evoluiu bastante o carro desde o começo do ano até aqui”, disse.

Para o fim de semana em si, o piloto do carro #51 tem um objetivo claro: pontuar com consistência e levar pelo menos um troféu para casa.

“Continuamos em busca da performance. Na última etapa, testamos algumas coisas, e isso nos deu base para trabalhar um pouco mais para Curitiba e buscar um novo conceito. Estamos procurando essa velocidade que ainda não apareceu, trabalhamos bastante entre a última corrida e essa para tentar dar um ‘up’ no carro e poder estar mais competitivo para brigar pelo pódio e, automaticamente, crescer na tabela. Já estamos entrando na reta final, então é importante sair de Curitiba com bons pontos e voltar ao pódio, esse é o foco”, completou.

Galid Osman já conquistou pole e pódio em Curitiba (Foto: José Mário Dias/Shell)

Galid Osman tem um histórico sólido na Stock Car em Curitiba, com pódio conquistado em 2014 e pole-position em 2015. O companheiro de equipe de Átila na Crown Racing correu no último fim de semana em Curitiba como convidado na Sprint Race e terminou a prova na quinta posição.

“Estou muito feliz de voltar a andar em Curitiba, é uma pista na qual sempre me dei muito bem. Minha primeira pole na categoria foi lá, em 2015, tenho pódios na Stock Car nessa pista. Estou bastante esperançoso. Acredito que será uma pista um pouco mais difícil para os carros da Chevrolet em relação aos da Toyota numa comparação com o Velocitta porque é um circuito com mais retas e curvas de alta, mas é importante tentarmos fazer um bom trabalho e tentar evoluir”, declarou o dono do carro #28.

“Quanto à Sprint Race, foi uma experiência muito legal, um carro muito bacana de guiar. Fui rápido em todos os momentos, fiz a pole na categoria. Infelizmente, tivemos um problema na corrida, e espero voltar mais vezes”, acrescentou Galid.

GAETANO DI MAURO; KTF; STOCK CAR; ENZO BORTOLETO;
Gaetano di Mauro vai defender a KTF nas próximas etapas de 2020 na Stock Car (Foto: José Mário Dias/Shell)

E Gaetano di Mauro chega ao Paraná entusiasmado com a oportunidade de defender uma nova equipe. A partir deste fim de semana, o jovem de 23 anos vai defender a KTF, sendo substituído na Vogel por Felipe Lapenna, que regressa à Stock Car.

“Estou bem animado para Curitiba. Novos ares, equipe nova, vamos ver se conseguimos colher bons resultados já nessa primeira etapa. Sempre há um tempo de adaptação, mas me dei muito bem com todo o pessoal da equipe desde a primeira hora em que estive ali dentro”, explicou.

“Venci em Curitiba na última vez em que estive lá, então isso dá um ânimo a mais para tentar repetir o feito. Vamos com tudo, tenho certeza de que será um fim de semana muito bom”, completou Gaetano.

As atividades de pista começam na sexta-feira em Curitiba com o shakedown e os dois primeiros treinos livres. No sábado, a classificação para a oitava etapa está marcada para 9h, enquanto a corrida tem largada prevista para 11h (de Brasília). No domingo, já pela nona etapa, a definição do grid de largada também vai acontecer às 9h, com as corridas sendo disputadas às 11h e 11h55.

As duas sessões de classificação e as três corridas vão ser transmitidas ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2. O fim de semana da rodada tripla de Curitiba conta com ampla cobertura do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.