Stock Car muda regulamento para etapa em Goiânia e amplia janela de pit-stops

Serão cinco novas regras implementadas pela Stock Car a partir deste final de semana em Goiânia com o objetivo de não repetir os erros vistos em Santa Cruz do Sul

A fim de não repetir as cenas vistas em Santa Cruz do Sul, quando Denis Navarro e Pedro Cardoso se tocaram e atropelaram três mecânicos da RCM Motorsport, a Stock Car traz novos procedimentos para a realização de pit-stops que serão implementados já a partir da etapa deste fim de semana em Goiânia.

Em assembleia que teve a presença da Vicar, promotora da categoria, da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Associação Nacional de Equipes da Stock Car (ANESC), ficou estabelecido novas regras com o objetivo de aumentar a segurança durante a janela de parada nos boxes durante as corridas.

A primeira delas é a redução da velocidade nos boxes, que serão ensaiados durante os treinos livres para estabelecer um parâmetro durante o procedimento de troca de pneus e reabastecimento. Outra medida importante é o aumento no número de voltas para a realização da parada, que atualmente é entre seis e sete voltas.

Stock Car não quer repetir erros de procedimento nos boxes como visto em Santa Cruz do Sul (Vídeo: Reprodução/Stock Car)

A partir da etapa goiana, todos os carros serão reposicionados a, no máximo, 1,5m da porta de saída dos boxes, a fim de aumentar a distância entre o veículo parado e os mecânicos que executam o pit stop. Além disso,  o carro só poderá entrar na área de trabalho dos mecânicos utilizando a frente do box imediatamente anterior ao seu e deverá voltar ao pit-lane percorrendo somente a área de trabalho do box situado imediatamente depois do seu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Por fim, a Stock Car promove mudanças também na liberação do piloto. O operador da placa de pit-stop passará a contar com referências visuais instaladas no pit-lane e, em caso de algum carro passar dessa referência, o mesmo não poderá liberar o piloto até que o carro ultrapassa a frente do seu box.

O CEO da Stock Car, Fernando Julianelli, falou sobre o porquê das mudanças e quais seus objetivos. “Queremos evitar o que vimos em Santa Cruz do Sul, impedir situações de insegurança. E que possamos compensar eventuais deficiências nos autódromos, como pit-lanes estreitos e boxes com espaço reduzido, entre outros.”

Momento do incidente que machucou mecânico da RCM Motorsport (Foto: Reprodução/Stock Car)

O presidente da ANESC e chefe da Full Time Sports, Maurício Ferreira, celebrou as mudanças e o diálogo com todos os envolvidos para aumentar a segurança nas pistas da Stock Car. “Todos os times também buscam aprimorar a segurança dentro dos boxes e em suas sedes. O pit-stop é um momento muito crítico em qualquer corrida de automobilismo. Por isso, apoiamos e contribuímos com tudo o que for necessário para evoluir esses procedimentos.”

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades das quatro corridas em Goiânia, nos dias 22 e 23 de outubro, com cobertura completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.