Stock Car troca Tarumã por Velopark para abertura do campeonato e leva Corrida do Milhão para Interlagos

A Stock Car anunciou uma mudança na praça da etapa de abertura da temporada 2019. Velopark, e não Tarumã, vai receber a histórica corrida 500 da principal categoria do Brasil em 7 de abril, uma vez que as obras no tradicional circuito gaúcho não vão ficar prontas a tempo. O calendário foi fechado com a definição da Corrida do Milhão para Interlagos

Está definitivamente fechado o calendário da temporada 2019 da Stock Car. A Vicar, empresa que promove e organiza a principal categoria do automobilismo brasileiro, anunciou nesta terça-feira (29) uma mudança importante quanto ao palco de abertura do campeonato, e também a definição sobre o circuito que vai receber a da Corrida do Milhão. Havia a possibilidade de que a praça da prova inaugural do campeonato, definida anteriormente como Tarumã, fosse transferida para o Velopark por conta de reformas no antigo circuito gaúcho, o que acabou se confirmando.

Assim, o travado circuito em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, vai receber a corrida 500 da Stock Car em 7 de abril, com a etapa de Tarumã, em Viamão — também próxima à capital gaúcha — passando para 10 de novembro, caso as reformas fiquem prontas a tempo.

 
Outra novidade divulgada pela Vicar foi a confirmação de Interlagos, pela sexta vez, como palco da Corrida do Milhão, a principal prova da temporada da Stock Car. A prova, marcada para 25 de agosto, era a única do calendário ainda sem praça definida. Com isso, todo o cronograma para 2019 está confirmado. Interlagos também vai receber a 12ª e derradeira etapa do campeonato, marcada para 15 de dezembro.
O Velopark vai ser o palco de abertura da temporada 2019 e da corrida 500 da Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

A temporada 2019 marca, além da corrida 500 da história da Stock Car, também os 40 anos do nascimento da categoria. Desde o início, a intenção era fazer com que a primeira prova do calendário fosse no Rio Grande do Sul justamente porque o berço da categoria foi em Tarumã, no dia 22 de abril de 1979 — com vitória de Affonso Giaffone. Uma vez que as obras no tradicional autódromo gaúcho para o aumento do nível de segurança não vão ficar prontas em tempo de realização da etapa em abril, a inversão com o Velopark foi confirmada.

 
 
Col ressaltou a importância de a Corrida do Milhão ser novamente disputada em Interlagos. “É a pista onde os pilotos têm mais quilometragem e maior experiência, então é um lugar que pode ser considerado a casa de todos os pilotos. Além disso, o público paulista é apaixonado pela Stock Car e sempre comparece em peso ao autódromo para ver seus ídolos de perto”, comentou.
 
Quanto à realização da etapa de abertura do campeonato no Rio Grande do Sul, Col destacou o fator histórico para levar novamente a Stock Car ao seu estado de nascimento há 40 anos. 
Interlagos vai voltar a receber a Corrida do Milhão em 2019 (Foto: Duda Bairros/Stock Car/Vipcomm)
“O Rio Grande do Sul recebeu a primeira corrida da Stock Car e vai receber também a de número 500, que abre a temporada 2019; isso é um marco histórico tanto para a categoria como também para o estado e o público gaúcho, tradicionalmente fanático por automobilismo”, disse.
 
“Inicialmente havíamos programado a prova para Tarumã, mas ainda há obras de melhorias em andamento e, para termos o autódromo na melhor das condições, optamos por dar mais tempo para os trabalhos e realizar esta troca com o Velopark, mantendo o Rio Grande do Sul como abertura da temporada”, complementou. A Vicar explica que “Tarumã deve receber a décima etapa, no dia 10 de novembro, caso as obras sejam concluídas”.

Stock Car, temporada 2019, calendário: 

  DATA ETAPA
1 7/4 VELOPARK – NOVA SANTA RITA
2 5/5 VELO CITTÀ – MOGI GUAÇU
3 19/5 GOIÂNIA
4 9/6 LONDRINA
5 21/7 SANTA CRUZ DO SUL
6 11/8 CAMPO GRANDE
7 25/8 CORRIDA DO MILHÃO – INTERLAGOS
8 15/9 CURITIBA
9 20/10 CASCAVEL
10 10/11 TARUMÃ
11 24/11 GOIÂNIA
12 15/12 INTERLAGOS

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.