Zonta aposta em ‘fugir’ de batalha, poupa carro para vencer e crava: teve “estratégia perfeita” no Velo Città

Ricardo Zonta apostou suas fichas na corrida 2 do Velo Città - e se deu bem, com a vitória no encerramento da rodada dupla deste domingo (5). Para o piloto da Shell, o segredo foi evitar a briga na primeira corrida e chegar com o carro inteiro para a prova final

Três corridas, três vitoriosos diferentes: esse é o início da Stock Car em 2019. Na mais recenete delas, a segunda no Velo Città, neste domingo (5), deu Ricardo Zonta – que utilizou uma "estratégia perfeita" para triunfar.

Segundo o piloto da Shell, em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, o segredoi foi evitar brigar na corrida 1, 'segurar' o carro no forte calor de Mogi Guaçu e apostar na corrida 2. Deu certo.

"Na primeira (corrida) os carros da frente usaram muito o botão de ultrapassagem. Eu vi que que não valia a pena disputar com eles, eles estavam com um ritmo bastante forte. Se eu mantivesse o ritmo igual ao deles eu ia gastar meus pneus, ia gastar os pushs e não ia acabar entre os três primeiros, ia acabar talvez em quinto, sexto, sétimo , como acabei (ele foi 7° na prova vencida por Thiago Camilo)", explicou.

"E visando a segunda corrida, que tem uma pontuação muito importante, deu para economizar botão, deu para fazer tudo para na segunda corrida vencer com a estratégia perfeita", completou.

Ricardo Zonta (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

A estratégia, aliás, não foi só chegar com os botões de push e com os pneus inteiros: também teve a boa ida aos boxe, quando ultrapassou Julio Campos e contou com problema na parada de rubens Barrichello para assumir a liderança.

Zonta ainda comentou a evolução da Shell, que na opinião do piloto começou já no final de 2018 e apresenta bons resultados na nova temporada: "A gente aprende com os erros. A equipe percebeu que a união entre piloto e equipe é precisa para acertar carro e evoluir."

"Ano passado, da metade para o final, a gente sentiu que o carro não estava positivo antes, e foi aí que a gente fez umas mudanças e começou a ganhar corridas. Nas quatro últimas etapas eu fiquei entre os primeiros nas primeiras corridas."

Ricardo Zonta e Thiago Camilo, os vencedores do Velo Città (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

"Então isso mostra o potencial da equipe, mostra que a equipe está me ouvindo bastante para a gente evoluir o carro. Então esse é o trabalho que temos que fazer no final de semana para marcar pontos", finalizou Zonta, que aparece em sétimo na classificação após a vitória

A próxima etapa da temporada 2019 da Stock Car acontece dentro de duas semanas no Autódromo Internacional de Goiânia. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com o repórter Felipe Noronha.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo 

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube