Rovanperä alega problemas de saúde e desiste da temporada 2026 da Super Fórmula
Na manhã deste sábado (21), Kalle Rovanperä anunciou que não poderá competir na temporada 2026 da Super Fórmula devido a problemas de saúde, e a equipe KCMG já revelou o substituto para Motegi
Faltando apenas duas semanas para a abertura da temporada 2026 da Super Fórmula, no circuito de Motegi, no Japão, Kalle Rovanperä anunciou que não poderá competir neste ano na categoria devido a problemas de saúde. O bicampeão do Mundial de Rali (WRC) mudou de rumo na carreira visando uma chance na Fórmula 1, mas vai precisar dar um passo para trás neste ano.
O finlandês explicou que apresentou um distúrbio do ouvido interno chamado vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), que o fez se ausentar dos testes de pós-temporada da categoria em dezembro e também de uma das etapas do campeonato de Fórmula Regional da Oceania, realizado na Nova Zelândia em janeiro.
Como consequência desses problemas — sem maiores detalhes divulgados pelo piloto —, a equipe KCMG precisou recorrer ao piloto reserva, Seita Nonaka, como substituto para a rodada dupla inicial do calendário. A permanência do japonês para o restante da temporada com a equipe ainda será confirmada posteriormente.
Nas redes sociais, Rovanperä explicou a situação e disse que os problemas de saúde se agravaram neste ano, forçando um afastamento das pistas.
“Olá a todos. Tenho notícias difíceis para compartilhar. Vou me afastar das próximas corridas e da minha participação na temporada da Super Fórmula. Venho lidando com problemas de saúde há algum tempo, que se agravaram neste ano. A saúde não me permite continuar com segurança neste momento. Agora, a prioridade é resolver isso. Os comentários e o progresso deste ano mostram que este projeto tem grande potencial”, publicou o finlandês.
“Este capítulo nas corridas de circuito não terminou, e lamento muito por aqueles que esperavam me ver na pista. Espero ver todos novamente o mais breve possível! Agradeço ao Morizo, à Toyota e aos patrocinadores pelo cuidado e apoio, e continuarei trabalhando duro para voltar mais forte. Obrigado pela compreensão e pelo apoio contínuo”, concluiu Kalle, que sonha com uma possível ida à F2 em um futuro próximo.

Por sua vez, Akio Toyoda, presidente da Toyota, manifestou total apoio a Rovanperä neste momento e deu detalhes dos bastidores desta decisão.
“Apoiamos o desafio de Rovanperä nos monopostos por causa desse grande desejo de competir. Quando ele corria, era evidente que a velocidade era real, e pude ver como melhorava os tempos de volta a cada tentativa. Por outro lado, também era claro que o corpo não conseguia suportar essa velocidade”, relatou.
“Após um exame médico recente, foi determinado que a continuidade de Rovanperä não seria benéfica para ele. Fiquei dividido entre querer que ele corresse e minha responsabilidade de protegê-lo, mas, no fim, decidi suspender a participação na Super Formula”, acrescentou, confirmando que ele próprio tomou a decisão de afastá-lo.
“Lamento profundamente que este resultado não seja o que esperávamos, tanto para toda a equipe quanto para aqueles que o apoiaram. Mas este não será o fim do desafio. Tenho certeza de que a paixão pelos carros e o desejo de pilotar rápido não mudarão. Continuarei ao lado e o apoiarei como piloto e como pessoa”, concluiu o dirigente, apelidado de Morizo.
A temporada 2026 da Super Fórmula começará entre os dias 3 e 5 de abril, no circuito de Motegi, com duas corridas.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!