Miyata bate Lawson e conquista Super Fórmula em Suzuka. Ohta vence corrida 2
Liam Lawson chegou à última etapa da Super Fórmula em condições de brigar pelo título, mas terminou em segundo na corrida 2 e viu Ritomo Miyata celebrar sua primeira conquista em Suzuka
Após a boa passagem na Fórmula 1, com cinco provas completas pela AlphaTauri, Liam Lawson voltou a competir pela Super Fórmula neste fim de semana. O neozelandês terminou a corrida 2 da etapa de Suzuka, realizada neste domingo (29), em segundo lugar e encerrou o campeonato na vice-liderança após o título conquistado por Ritomo Miyata. A diferença entre os pilotos foi de apenas oito pontos.
Lawson entrou na última etapa do ano com chances remotas de conquistar o título. O substituto de Daniel Ricciardo na F1 ficou em sexto lugar na corrida 1, realizada neste sábado, que foi interrompida devido a um grande acidente envolvendo Ukyo Sasahara e Hiroki Okusa.
Já na segunda prova do fim de semana, apesar de largar na pole, o neozelandês foi ultrapassado por Kakunoshin Ohta logo na largada e não conseguiu mais alcançar o rival. Com isso, o neozelandês viu o piloto #6 vencer, enquanto Miyata chegou em terceiro.
Tomoki Nojiri, que largava em terceiro, também tentou atacar Lawson na primeira curva, mas acabou fora da linha ideal do traçado quando o pelotão chegou à curva 2, e isso abriu a porta para o campeão de 2023 conquistar a posição.
A corrida então se acalmou, com o líder do campeonato sendo o primeiro a fazer seu pit-stop após 12 das 31 voltas programadas. Lawson fez o mesmo na volta seguinte para se proteger do undercut.
O piloto nascido em Hastings enfrentou a pressão de Miyata logo que voltou à pista e chegou a ficar lado a lado com o rival. Apesar disso, Lawson fez o suficiente para manter a segunda posição.
Ohta fez seu pit-stop e manteve a liderança com tranquilidade, construindo uma pequena vantagem sobre o piloto da Red Bull. Na bandeirada, a diferença entre os dois ficou em 1s5.
Com 114,5 pontos, este foi o primeiro título de Super Fórmula de Miyata e encerrou o sonho do tri consecutivo de Nojiri, um feito que não é realizado na categoria desde Satoru Nakajima, há mais de 35 anos.
Enquanto isso, Lawson encerrou sua temporada de estreia no campeonato japonês em segundo lugar, com três vitórias, duas em Fuji e uma em Autopolis, além de ter ganhado o prêmio de estreante do ano.
A equipe Mugen conquistou facilmente o título de equipes, com 188,5 pontos, o que deu uma vantagem de 79 tentos sobre a TOM’S, segunda colocada. A Dandelion Racing aparece logo atrás, com 69,5 tentos.
A temporada de Super Fórmula 2024, com sete etapas programadas, está agendada para começar também em Suzuka, a partir de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!