Pourchaire admite preocupação após estreia na Super Fórmula: “Não melhoramos nada”

Théo Pourchaire teve uma estreia para esquecer na Super Fórmula no último fim de semana e admitiu que teme pela temporada após dificuldades inesperadas para sua equipe, a Impul

Théo Pourchaire admitiu preocupação após um primeiro fim de semana sem competitividade na Super Fórmula, que abriu a temporada 2024 no último domingo (10), em Suzuka. Depois de sofrer com o ritmo na classificação e largar apenas em 16º, o francês chegou em 18º na corrida e viu suas chances de uma recuperação irem pelos ares ainda na volta 16, quando forçou demais e foi parar na brita da curva 7 — danificando a asa dianteira.

Pourchaire admitiu que o estágio atual da Impul é preocupante para o resto da temporada e disse que não se imaginava brigando no fundo do grid antes da estreia na categoria.

“Não estou tão frustrado porque dei meu melhor, eu tentei”, disse Pourchaire após a corrida. “Quando você tenta muito, às vezes comete erros. Não sei se poderíamos lutar por pontos. Realmente precisamos trabalhar para encontrar algo, porque neste momento, estamos lutando por posições ruins”, analisou.

“Para ser honesto, estou um pouco preocupado. Acho que estou pilotando bem, me adaptei rapidamente. Vou trabalhar com a equipe para entender o carro, os pneus, para melhorar a performance, porque realmente estamos muito longe do ritmo”, admitiu.

Pourchaire admitiu preocupação com o restante da temporada (Foto: Reprodução)

Neste momento, Pourchaire não vê como realista pensar em batalhar pelas primeiras posições do grid, e sim pelo top-10. O francês admitiu que essa não é a posição em que gostaria de estar neste momento e disse que o erro na corrida foi causado justamente pela tentativa de recuperar terreno, o que o fez forçar demais o carro.

“Pensando sobre a segunda etapa, em Autopolis, não tenho certeza de que o objetivo é lutar pelo top-5 ou o pódio. Acho que o objetivo é lutar pelo top-10 no momento, o que não é o que eu quero”, lamentou.

“Tivemos quatro dias de testes, dois em dezembro e dois em fevereiro, e não melhoramos nada”, criticou Pourchaire. “Estou pilotando no limite. O erro aconteceu, mas não acho que tenha feito nada estúpido. Tentei fazer o melhor trabalho possível com o que tinha, o que é meu trabalho, mesmo quando não tenho o melhor carro”, pontuou.

O francês disse que a estreia gera desconfiança sobre o resto do campeonato (Foto: Toyota)

Segundo Pourchaire, ver a estreia de Ollie Bearman na Fórmula 1 no último fim de semana trouxe esperança de que sua função de piloto reserva na Sauber também pode gerar uma oportunidade de mostrar serviço, já que a falta de performance na Super Fórmula indica dificuldades para se destacar.

“Se quero chegar à F1, preciso performar aqui na Super Fórmula”, avaliou. “Mas também sou um piloto reserva, e vimos nesse fim de semana que Ollie [Bearman] teve uma chance. Não desejo nada de mal aos pilotos da Sauber, mas poderia acontecer na próxima corrida, e você precisa estar pronto. Ter uma oportunidade como essa seria um sonho, porque a performance na Super Fórmula não está lá”, finalizou.

A próxima etapa da Super Fórmula acontece no dia 19 de maio, em Autopolis. A categoria terá nove rodadas em 2024, e ainda passa por SugoFuji Motegi antes de fazer uma rodada dupla novamente em Fuji e fechar com mais duas corridas em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.