Bautista barra hat-trick de Razgatlioglu com vitória em Portugal e sobe vantagem no WSBK

Depois de ver o turco vencedor a corrida 1 e a Superpole em Portimão, o espanhol da Ducati deu o troco na prova que concluiu a rodada tripla da fase europeia da temporada 2022 do Mundial de Superbike e agora lidera o Mundial de Pilotos com 56 pontos de margem para o rival da Yamaha

Álvaro Bautista impediu o hat-trick de Toprak Razgatlioglu na rodada de Portimão do Mundial de Superbike para aumentar a vantagem na classificação do campeonato 2022. Depois de assistir às vitórias do turco na corrida 1 e também na Superpole, o espanhol da Ducati deu o troco na tarde de domingo (9) e levou a melhor na corrida 2 da etapa de Portugal.

Na prova sprint portuguesa, Razgatlioglu travou um duelo eletrizante com Bautista pela vitória. O campeão vigente fez uma largada forte, tomando a ponta de Jonathan Rea ainda no caminho da curva 1. Álvaro também teve um início forte, disputando posição com Alex Lowes.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Álvaro Bautista evitou o hat-trick de Razgatlioglu em Portimão (Foto: Divulgação/WSBK)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na curva final, Rea tentou retomar a liderança de Toprak, mas o duo sofreu um ataque duplo de Bautista, que pegou a ponta na primeira curva de Portimão. Razgatlioglu, contudo, não aliviou a pressão e tomou o comando da disputa do piloto da Ducati metros mais tarde, na curva 5.

Mesmo com ritmo forte, o piloto da Yamaha não conseguiu se afastar dos adversários, com Bautista voltando pressionar pela liderança. Com quatro voltas para o fim da corrida, Álvaro fez a quarta ultrapassagem pela liderança, mas o turco conseguiu o troco de imediato.

O espanhol fez uma nova tentativa na volta oito, mas Toprak sustentou a ponta e não deu mais chances para que Bautista fizesse novos ataques, recebendo a bandeirada com 0s123 de margem. Rea completou o pódio, 1s311 atrás do vencedor. Lowes ficou em terceiro, com Michael Ruben Rinaldi, Axel Bassani, Andrea Locatelli, Michael van der Mark, Loris Baz e Xavi Vierge fechando o top-10.

Na corrida 2, Razgatlioglu partiu bem da pole-position e manteve a liderança nos metros iniciais, mas logo foi atacado por Rea, que assumiu o comando na curva 5. Na volta três, Bautista chegou a se afastar dos ponteiros depois de uma errada, mas logo conseguiu se recompor e voltar à briga

Na volta 7, Toprak passou Rea e reassumi a liderança, mas o titular da Kawasaki respondeu no giro seguinte, levando mais uma resposta incisiva do turco. Bautista entrou na brincadeira na volta nove e se instalou em segundo, atrás de Johnny.

No giro seguinte, o espanhol tomou a ponta e começou a se afastar do pelotão. Razgatlioglu, então, passou Rea na curva 1 e tratou de ir para cima do líder, com uma manobra na curva 14, mas o espanhol respondeu na força da Ducati na reta e manteve a ponta.

Rodando em um ritmo mai forte, Álvaro abriu vantagem para completar a disputa com 2s256 de margem para Toprak. Rea ficou em terceiro, diante de Rinaldi, Lowes, Locatelli, Scott Redding, Vierge, Garrett Gerloff e Baz.

Com o resultado da rodada de Portimão, Bautista agora tem 448 pontos e, restando apenas as rodadas de Argentina, Indonésia e Austrália, abriu 56 de margem para Razgatlioglu. Rea é o terceiro, com 86 pontos de atraso para o líder. Quarto na classificação, Rinaldi já está a 216 pontos do líder.

Na disputa dos Construtores, a Ducati lidera com 479 pontos, 46 a mais do que a Yamaha. A Kawasaki tem 85 pontos de atraso e ocupa a terceira colocação. BMW e Honda fecham o top-5.

O Mundial de Superbike volta às pistas entre os dias 21 e 23 de outubro para a rodada da Argentina, em San Juan de Villicum.

LEIA TAMBÉM
# Victor Steeman é levado ao hospital em estado grave após acidente no WSSP 300 em Portugal

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.