Rea deixa Kawasaki após 9 anos e se une a Yamaha para temporada 2024 do WSBK

Jonathan Rea conquistou seis títulos com a Kawasaki, mas aceitou o desafio de substituir Toprak Razgatlioglu na Yamaha a partir de 2024

Uma era chegou ao fim no Mundial de Superbike. Depois de nove anos de casamento, Jonathan Rea vai deixar a Kawasaki no fim da temporada 2023, ainda na metade de um contrato que vai até o próximo campeonato. O piloto de 36 anos, porém, já tem o futuro definido: vai substituir Toprak Razgatlioglu na Yamaha a partir de 2024.

Rea chegou à Kawasaki em 2015 e conquistou todos os seis títulos que acumula na categoria pela marca. Foi a bordo da Ninja ZX-10R que Johnny conquistou 104 das 119 vitórias na categoria e 214 dos 256 pódios.

Jonathan Rea vai deixar a Kawasaki no fim do ano (Foto: WSBK)

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O contrato com a Kawasaki era válido até o final de 2024, mas o #65 será liberado pela equipe na metade do prazo.

“Na vida, assim como nas corridas, prioridades definem o caminho a segui. Estou muito feliz e orgulhoso de que, durante esses nove anos, Johnny definiu as prioridades dele com a KRT [Kawasaki Racing Team] e nos deu tanto sucesso”, disse Guim Roda, chefe da equipe. “Considero que eu, nossa equipe, a Kawasaki e todos os nossos fãs ao redor do mundo, foram privilegiados por termos sido parte da jornada dele. Qualquer que seja a direção que ele siga no futuro, espero que ele possa seguir crescendo como piloto”, continuou.

“A tarefa que temos agora é terminar a temporada 2023 da melhor maneira que pudermos com as ferramentas que conseguimos forjar para este ano. Como sempre, vamos continuar a buscar melhora e vantagem onde for possível. A KRT está comprometida a fazer um bom show com Johnny durante essas últimas quatro corridas dele com a formidável e impressionante Ninja ZX-10RR da qual ele se tornou um sinônimo”, completou.

Rea, por sua vez, agradeceu a oportunidade que recebeu a Kawasaki e afirmou que não se trata de um adeus, já que não dá para dizer adeus à família.

“Quero agradecer a todos na KMC [Kawasaki Motor Company] e da KRT por acreditarem em mim e me darem a oportunidade de em comprovar no mais alto nível. Aprendi e cresci muito como pessoa e como piloto desde o primeiro dia em que passei a minha perna por cima da Ninja ZX-10RR de fábrica”, declarou Rea. “Vencer seis campeonatos seguidos do Mundial de Superbike será sempre o mais óbvio destaque do meu tempo com a Kawasaki, mas as incríveis memórias, as lições de vida e os sorrisos também serão algo que vou carregar dentro de mim no futuro. E, com certeza, é nossa missão completar a temporada 2023 da maneira mais forte possível e com o máximo comprometimento que sempre tivemos”, seguiu.

“Agora, olhando para a nossa jornada, fico cheio de orgulho com a alegria e a felicidade que levamos aos fãs e proprietários da Kawasaki ao redor do mundo”, afirmou. “Isso não é um adeus, pois não se diz adeus para a família, mas é simplesmente o final deste incrível capítulo. Desejo a todos na KRT toda a sorte nos capítulos que certamente se seguirão. Vejo vocês na pista”, completou.

Pouco após o anúncio da Kawasaki, a Yamaha confirmou a chegada de Rea para substituir Razgatlioglu, que vai defender a BMW no próximo ano. O acordo entre a casa de Iwata e o piloto de Ulsterman é válido por dois anos. E Jonathan vai formar dupla com Andrea Locatelli.

“Estamos muito felizes em receber Jonathan na família Yamaha e estamos muito motivados para colaborar com ele no futuro”, disse Eric de Seynes, presidente e CEO da Yamaha Motor Europe. “Temos a mesma motivação para vencer e a mesma paixão pelo WSBK. Como ele, fomos campeões mundiais nos anos recentes e queremos voltar ao topo mais uma vez”, avisou.

“O desejo, a determinação e a fome de sucesso de Jonathan foram constantes durante a carreira dele e esses atributos vão contribuir para o nosso sucesso conjunto futuro. Acreditamos verdadeiramente que Jonathan pode aumentar seu recorde de campeonatos mundiais, escrevendo ainda mais o nome dele nos livros de história. E estamos igualmente confiante de que ele pode conquistar isso junto conosco. Estamos trabalhando duro para melhorar o ritmo provado da nossa Yamaha R1, para garantir que daremos a Jonathan exatamente o que ele precisa para alcançar as metas dele e da Yamaha em 2024 e 2025”, encerrou.

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