Steeman morre aos 22 anos após grave acidente na etapa do WSSP 300 em Portugal

Victor Steeman estava internado em estado gravíssimo após sofrer politraumatismo por um acidente na etapa de Portugal do Mundial de Supersport 300, o WSSP 300

O neerlandês Victor Steeman morreu aos 22 anos nesta terça-feira (11). O piloto da Kawasaki, que disputava o Mundial Supersport 300, o WSSP 300, uma das categorias-satélite do Mundial de Superbike, ficou três dias internado em estado crítico após ser atingido por outro competidor na cabeça e sofrer politraumatismo ao cair de sua moto na última curva do Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal, durante a corrida 1 da classe no último sábado (8).

Steeman, que chegou a liderar a corrida, perdeu o controle e caiu da moto quando entrava na reta principal do circuito. Em seguida, foi atingido pela Kawasaki de José Luis Pérez González, que não conseguiu desviar. O acidente imediatamente causou uma bandeira vermelha na prova e a disputa foi paralisada, antes de um helicóptero buscar o piloto e levá-lo para uma instalação hospitalar em Faro.

“Uma coisa que você sempre tem medo ao ser pai de piloto de motovelocidade aconteceu agora. Nosso Victor não conseguiu vencer sua última corrida. Apesar da dor insuportável e do pesar, temos muito orgulho em ter dividido com vocês nosso herói que, ao morrer, salvou outras cinco pessoas doando seus órgãos. Queremos agradecer a todos pela forma que viveram conosco os últimos dias. Vamos sentir uma saudade enorme de Victor”, emitiu a família em comunicado.

Victor Steeman morreu aos 22 anos em Portugal (Foto: Divulgação/WSBK)

Victor encerrou sua última temporada com quatro vitórias e o vice-campeonato da Supersport 300 e, até a etapa final, em Portugal, ainda tinha chances matemáticas de ser campeão. O título ficou com o espanhol Álvaro Díaz.

Na etapa de Barcelona, no fim de semana de 23 de setembro, entrara para a história da categoria ao assinalar a quinta pole, somando também os resultados do ano passado: um recorde histórico. Em 2021, ficara na décima colocação do campeonato.

O piloto estava na trilha do motociclismo desde jovem. Com 10 anos de idade, em 2010, ingressou na categoria NK Junior e seguiu disputando competições sobretudo locais até 2013, quando se sagrou campeão da NSF100. Pouco depois disso, fez parte do grupo de pilotos que buscou seleção na Red Bull Rookies Cup, disputando o campeonato por algum tempo até chegar ao Mundial de Supersport 300.

Vencedor da corrida 1 do fim de semana no Mundial de Superbike, o atual campeão Toprak Razgatlioglu homenageou o piloto neerlandês no pódio e expressou seus sentimentos sobre o acidente. “Eu não estou realmente feliz hoje, porque o Steeman, piloto da [Supersport] 300, sofreu um forte acidente e nós estamos esperando por boas notícias”, afirmou.

Victor Steeman morreu após acidente em Portimão (Foto: Divulgação/WSBK)

Foi a quarta morte em categorias menores ou satélites nos últimos 16 meses: Jason Dupasquier não resistiu aos graves ferimentos depois do acidente sofrido na classificação da Moto3 em Mugello, em maio de 2021; Hugo Millán, de apenas 14 anos, caiu e foi atropelado por Milan Leon Pawelec, na etapa de Aragão da Talent Cup Europeia, em julho de 2021; Dean Berta Viñales, primo de Maverick, chegou a ser levado de helicóptero para um hospital após um grave acidente na primeira corrida do Supersport em Jerez, em setembro de 2021, mas não resistiu.

Na esteira das mortes de Dupasquier, Viñales e Millán, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou há cerca de um ano uma mudança na idade mínima de várias categorias, incluindo o Mundial de Supersport 300, que só passou a permitir competidores com mais de 16 anos e um máximo de 32 pilotos no grid.

No Mundial de Motovelocidade, todas as categorias vão exigir um mínimo de 18 anos a partir da temporada 2023, com exceções aos campeões do Mundial Júnior de Moto3, da Red Bull Rookies Cup e do Europeu de Moto2. Os certames também fizeram ressalvas aos competidores que já estão ativos, para que eles não percam as vagas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.