FIM sobe para 18 anos idade mínima de pilotos no Mundial de Motovelocidade em 2023

O Mundial de Motovelocidade vai contar com importantes mudanças a partir de 2023, principalmente envolvendo idade mínima de competidores e limite de participantes em algumas categorias

Bo Bendsneyder mostrou talento para se manter na moto e não cair no fim do treino (Vídeo: Reprodução/BT Sport)

A Comissão Permanente da Federação Internacional de Motociclismo [FIM], junto da Dorna, fez uma sequência de importantes mudanças visando a segurança dos pilotos do Mundial de Motovelocidade. Entre as principais alterações está na idade mínima para que os competidores entrem no campeonato, além da limitação de participantes em algumas categorias.

Para 2022, FIM e Dorna mantiveram a idade mínima de 16 anos para pilotos da Moto3 e da Moto2. A partir de 2023, porém, as grandes mudanças serão implementadas por FIM e Dorna no Mundial de Motovelocidade. Todas as classes — MotoGP, Moto2 e Moto3 — vão contar com 18 anos como idade mínima para pilotos no grid.

WEB STORY
Como está o grid da MotoGP para a temporada 2022?

MotoGP foi alvo de mudanças da FIM e da Dorna (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Outras categorias também vão sofrer cruciais mudanças. Os campeonatos de jovens pilotos, chamados Talent Cup, vão subir a idade inicial para 13 anos e no máximo 30 competidores em 2022. No ano seguinte, vai aumentar para 14.

A Rookies Cup vai subir a idade mínima para 14 anos no próximo ano e, depois, para 15. Na temporada 2021, a classe contou com o brasileiro Diogo Moreira no grid.

No Superbike, a classe SSP300, que recentemente viu a morte do jovem Dean Berta Viñales, de 15 anos, agora só vai permitir competidores acima dos 16 anos. Além disso, a categoria terá a presença de 32 pilotos como número máximo.

Além disso, o comunicado informa que a comunicação entre pilotos, equipes e comissários já evoluiu nos anos anteriores, mas vai ganhar mudanças a partir do próximo campeonato, com painéis nas pistas, buscando aumentar a segurança dos competidores.

Proposta da FIM:

CampeonatoAtual20222023
Moto3161618
Moto2161618
Mundial de Supersport 300151616
Mundial de Supersport161618
Mundial Júnior de Moto3141516
Red Bull Rookis Cup131415
Talent Cup121314
Sidecar16 (Passageiro)1818

MotoGP define o grid de largada do GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha, em Misano, no sábado (23), às 9h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

LEIA TAMBÉM
Quartararo aumenta vantagem e tem primeiro match-point da MotoGP em Misano
Marc Márquez devora adversários e reestabelece reinado no Circuito das Américas
Dez fatores que explicam por que Quartararo está a caminho do título da MotoGP
Suzuki aparece irregular e longe das vitórias, e Mir vê defesa do título escapar
Marc Márquez 2011 x Raúl Fernández 2021: recordistas de vitórias na estreia na Moto2
MotoGP estica corda com maior calendário da história para temporada 2022
Esquerda ou direita? O que estatísticas dizem sobre força de Marc Márquez na MotoGP
Gardner x Raúl Fernández: duo da Ajo engrandece disputa da Moto2 na temporada 2021
Ducati forma aliança para ajudar Bagnaia a derrotar Quartararo na reta final da MotoGP
Yamaha repete Honda e põe Darryn Binder para dar passo maior que a perna na MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.