Esquerda ou direita? O que estatísticas dizem sobre força de Marc Márquez na MotoGP

No GP das Américas de 2021, Marc Márquez conquistou a 29ª vitória da carreira em circuitos anti-horários. Apesar de serem minoria no calendário, os traçados com mais curvas para a esquerda são os queridinhos do espanhol de Cervera

MOTOGP MOSTRA DUAS CARAS EM DECISÕES ENVOLVENDO SEGURANÇA EM 2021 | GP às 10

Que Marc Márquez é fã de curvas para a esquerda todo mundo já sabe, mas qual o impacto desta predileção nas estatísticas do hexacampeão na MotoGP? O GRANDE PRÊMIO analisou os números e constatou que, embora sejam minoria no calendário, os traçados anti-horários dão uma contribuição importante ao currículo do piloto de 28 anos.

Desde que estreou na classe rainha do Mundial de Motovelocidade, em 2013, Marc já disputou corridas em 22 circuitos, apenas sete deles com layout anti-horário: Aragão, Austin, Indianápolis, Laguna Seca, Phillip Island, Sachsenring e Valência. Ou seja, apenas 31,81% dos traçados por onde já passou.

NA GARAGEM
Rossi bate Biaggi no GP da Austrália e fatura título final das 500cc
Stoner vence na Austrália pela 5ª vez seguida e alcança bi da MotoGP

Marc Márquez conquistou metade das vitórias na MotoGP em pistas anti-horárias (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Nestas pistas, porém, Marc venceu 69,04% das corridas que disputou, o que significa 29 de 42 GPs. Em Sachsenring, por exemplo, ele triunfou nas oito corridas que disputou. Em Austin, foram sete, com só uma derrota, em 2018, quando caiu enquanto liderava a disputa com folga.

Os circuitos horários acolheram 70,20% dos GPs de Marc na classe rainha, mas também correspondem a 29 vitórias, só que de um total de 99 GPs. Ou seja, apesar de serem minoria no calendário, Márquez conquistou exatos 50% das vitórias da carreira em pistas anti-horárias.

Levando em conta que os circuitos horários são maioria, há um desequilíbrio claro nos resultados de pódios ― 64 a 34 ― e poles ― 33 x 29. Ainda assim, é gritante que 34,69% dos pódios do espanhol na classe de elite tenham sido alcançados nessas sete pistas. E mais ainda o fato de que 46,77% das poles do #93 vieram desses mesmos circuitos.

 HorárioPorcentagem em relação ao totalAnti-horárioPorcentagem em relação ao total
GPs9970.20%4229.78%
Vitórias2950%2950%
Pódios6465.30%3434.69%
Poles3353.22%2946.77%

A título de comparação, Mick Doohan, que também fez a carreira inteira com a Honda nas 500cc, conquistou 77,8% das vitórias da carreira em pistas horárias, contra 18,51% em circuitos anti-horários. Pistas neutras, como é o caso de Suzuka, respondem por 3,7% das vitórias.

MotoGP volta às pistas no próximo dia 24 de outubro para o GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha, em Misano. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

LEIA TAMBÉM
Quartararo aumenta vantagem e tem primeiro match-point da MotoGP em Misano
Marc Márquez devora adversários e reestabelece reinado no Circuito das Américas
Dez fatores que explicam por que Quartararo está a caminho do título da MotoGP
Suzuki aparece irregular e longe das vitórias, e Mir vê defesa do título escapar
Marc Márquez 2011 x Raúl Fernández 2021: recordistas de vitórias na estreia na Moto2
MotoGP estica corda com maior calendário da história para temporada 2022

QUARTARARO ENCARA EXÉRCITO VERMELHO PARA FAZER HISTÓRIA | GP às 10
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar