Gardner x Raúl Fernández: duo da Ajo engrandece disputa da Moto2 em 2021

Com três etapas para o fim da temporada 2021, os dois seguem para o GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha separados por apenas nove pontos na classificação

MOTOGP MOSTRA DUAS CARAS EM DECISÕES ENVOLVENDO SEGURANÇA EM 2021 | GP às 10

Independente do campeão, Remy Gardner e Raúl Fernández vão se despedir da Moto2 em grandíssimo estilo. Contando os meses para a estreia definitiva na MotoGP com as cores da Tech3, os pilotos da Red Bull KTM Ajo colocaram fogo no campeonato e vão para a antepenúltima etapa de 2021 separados por apenas nove pontos.

Aos 23 anos, Gardner faz a sexta temporada da carreira na Moto2, tendo disputado anteriormente 21 corridas da Moto3 entre 2014 e 2015. O primeiro ano com Aki Ajo, porém, trouxe um considerável salto de performance. Até então, o filho de Wayne somava uma vitória, dois segundos lugares e dois terceiros. E 2021, nas 15 corridas disputadas até aqui, o piloto de Sidney ficou fora do pódio apenas em quatro GPs, com o pior resultado sendo o abandono do GP das Américas.

NA GARAGEM
Rossi bate Biaggi no GP da Austrália e fatura título final das 500cc
Stoner vence na Austrália pela 5ª vez seguida e alcança bi da MotoGP

Raúl Fernández já venceu mais corridas do que Remy em 2021 (Foto: Red Bull KTM Ajo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Raúl, por outro lado, está no ano de estreia na classe intermediária e tem no currículo duas temporadas completas na Moto3 e outras oito corridas soltas entre 2016 e 2017. Diferente do companheiro de equipe, o irmão de Adrián ficou fora do top-3 em cinco ocasiões neste campoenato, mas soma dois abandonos: nos GPs da Alemanha e da Grã-Bretanha.

Ao longo da temporada, a diferença média entre os dois foi de 19,8 pontos: eles estiveram mais próximos após o GP da França, quando saíram separados por um único ponto, enquanto a maior diferença foi exibida após o GP da Grã-Bretanha, quando se afastaram por 44 pontos. O resultado no GP das Américas, porém, foi vital para dar uma nova vida à disputa pelo título.

Com o abandono de Gardner e a vitória de Raúl, os dois viram a diferença despencar para só nove pontos, o que impacta na dinâmica das corridas finais de 2021. Agora, a Moto2 é a categoria onde a disputa está mais apertada, já que Fabio Quartararo tem 52 pontos de frente para Francesco Bagnaia na MotoGP, e Pedro Acosta lidera a Moto3 com 30 de margem para Dennis Foggia. As classes menor e rainha podem ter seus campeões definidos já em Misano no próximo domingo.

Depois de passar toda a temporada atrás de Remy, Raúl depende agora de si mesmo para melhorar as chances de título. E é justo dizer que ele fez a parte dele até aqui: o jovem de quase 21 anos soma seis poles, sete vitórias e outros três pódios. Gardner, por sua vez, largou na ponta do grid em só três oportunidades, com quatro vitórias e outros sete pontos. Em síntese, Fernández tem um abandono que custou excessivamente caro.

Qualquer que seja o resultado final, Remy e Raúl vão mostrando etapa após etapa que têm as credenciais necessárias para subir para a MotoGP. O salto de Fernández teve um certo tumulto, com interesse da Yamaha e ele admitindo publicamente que não estará onde gostaria em 2022, mas é fácil entender a razão de a KTM tê-lo promovido e mantido-o sob suas asas.

Talentosos e bem preparados, os dois serão um atrativo a mais na classe rainha. Mas, antes disso, vão definir o título mais imprevisível de 2021.

MotoGP volta às pistas no próximo dia 24 de outubro para o GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha, em Misano. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

LEIA TAMBÉM
Quartararo aumenta vantagem e tem primeiro match-point da MotoGP em Misano
Marc Márquez devora adversários e reestabelece reinado no Circuito das Américas
Dez fatores que explicam por que Quartararo está a caminho do título da MotoGP
Suzuki aparece irregular e longe das vitórias, e Mir vê defesa do título escapar
Marc Márquez 2011 x Raúl Fernández 2021: recordistas de vitórias na estreia na Moto2
MotoGP estica corda com maior calendário da história para temporada 2022
# Esquerda ou direita? O que estatísticas dizem sobre força de Marc Márquez na MotoGP

QUARTARARO ENCARA EXÉRCITO VERMELHO PARA FAZER HISTÓRIA | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.