Confirmado na MotoGP, Raúl Fernández diz que não vai estar onde gostaria em 2022

O piloto da Red Bull KTM Ajo vinha sinalizando que gostaria de seguir na Moto2 em 2022, mas foi confirmado na Tech3 ao lado de Remy Gardner no próximo ano. Manobra das austríacos foi para se livrar do assédio da Yamaha

Danilo Petrucci e Iker Lecuona não foram os dois únicos insatisfeitos com a postura da KTM no fim de semana do GP da Estíria. Raúl Fernández também não está lá muito contente com a promoção para a MotoGP em 2022.

Um dos destaques da Moto2 neste ano, Raúl vinha insistindo que ficaria na Moto2. O espanhol chegou a falar em certeza de “99%”, mas deixou o outro 1% sob responsabilidade da KTM. No último sábado, então, a montadora de Mattighofen o anunciou como titular da Tech3 em 2022, formando dupla com Remy Gardner, que já tinha tido a promoção confirmada.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Raúl Fernández vinha sendo alvo do interesse da Yamaha para 2022 (Foto: KTM)

ASSISTA
Pedrosa e Savadori causam acidente com fogo e bandeira vermelha no GP da Estíria
Aleix Espargaró e Marc Márquez discutem na pista após toque durante GP da Estíria

Só que o momento do anúncio, durante o quarto treino livre da MotoGP, pegou muita gente de surpresa, inclusive Petrucci e Lecuona, que não tinham sido informados anteriormente. O próprio Hervé Poncharal, dono da Tech3, considerou imprópria as circunstâncias do comunicado oficial.

De acordo com Simon Patterson, do site britânico The Race, o anúncio da KTM foi uma maneira de driblar o assédio da Yamaha, que tentava contratar Raúl para a satélite SRT. Segundo o jornalista, Hannes Kinigadner, agente de Fernández, chegou a um acordo com a marca de Iwata, que pagaria o valor da multa contratual do piloto, mas, na hora de informar os executivos da casa austríaca, ouviu como resposta que a KTM manteria Raúl sob contrato. Para evitar qualquer outra tentativa dos japoneses, a fábrica laranja fez o criticado anúncio.

Falando ao serviço de streaming espanhol DAZN, Pit Beirer, dirigente da KTM, se desculpou com Petrucci, que é o piloto que mais tinha possibilidade de seguir na equipe na comparação com Lecuona, e ressaltou que as coisas mudaram de uma hora para outra.

“Foi o momento mais difícil da minha carreira. Raúl recebeu uma outra oferta e nós decidir agir subitamente. Nada disso foi planejado. Pedimos desculpas ao Danilo”, disse Beirer.

Só que Fernández também pareceu insatisfeito ao falar com o serviço de streaming. O espanhol não quis comentar o futuro, já que entende que é hora de focar na Moto2, mas admitiu que não estará onde gostaria em 2022.

Lembrado de quando disse que estava 99% de certo de que ficaria na Moto2, Raúl rebateu: “Eu sigo pensando mais ou menos isso”.

“Não quero falar do futuro, pois acho que é um erro, continua sendo um erro. Quero estar atento à Moto2, que é o importante. Vamos pensar corrida a corrida, passar especialmente esses dois fins de semana, e começar realmente a nossa preparação para esta última parte da temporada, pois já são duas corridas em que preciso tentar recuperar as sensações e tentar pelo pódio, e, a partir daí, atacar em todas as corridas e lutar para vencer todas as demais”, disse.

Questionado sobre a razão de saltar para a MotoGP, Fernández sorriu e respondeu: “A vida é assim”.

Perguntado, então, se estará onde gostaria de estar em 2022, o piloto da Ajo foi claro: “Não”.

“Vamos deixar assim”, completou com um sorriso.

MotoGP volta a acelerar no próximo domingo (15), com o GP da Áustria, novamente no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

LEIA TAMBÉM
Aos 42, Rossi decide por aposentadoria e encerra história na MotoGP em 2021
Maior da história ou não, Rossi teve impacto transformador e popularizou MotoGP
Ídolo, referência e lenda: mundo do esporte a motor reage à aposentadoria de Rossi
Obrigada, Vale
Martín tira atraso de lesão e ratifica adaptação rápida com vitória no GP da Estíria

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.