De volta à Copa Truck, Giaffone sobra e lidera primeiro treino livre em Campo Grande

Felipe Giaffone voltou ao seu caminhão e mostrou estar em ótima forma. O piloto da Volkswagen, que esteve ausente em Interlagos, liderou com tranquilidade o primeiro treino livre da Copa Truck em Campo Grande. Roberval Andrade, vencedor das duas últimas corridas da categoria, foi o segundo

Felipe Giaffone retornou à Copa Truck em grande estilo. O atual campeão da categoria, que cedeu seu caminhão para Luciano Burti em Interlagos, reassumiu seu Volkswagen nesta sexta-feira (27) e comandou as ações no primeiro treino livre da categoria na cidade de Campo Grande (MS).

 
O #4 virou 1min47s612 e foi mais de 0s5 mais veloz do que Roberval Andrade, o vencedor das duas últimas corridas da categoria, que terminou o treino na segunda posição com seu Scania. Wellington Cirino colocou seu Mercedes-Benz na terceira colocação, com 1s de atraso para o líder.
 
André Marques acompanhou o companheiro de equipe e veio logo atrás, em quarto, seguido por Renato Martins.
 
O agora piloto Volkswagen Djalma Fogaça, que mais andou no primeiro treino da tarde, ficou com a sexta colocação. Regis Boessio foi o sétimo, enquanto o estreante na temporada 2018, Paulo Salustiano, ficou com a oitava colocação.
 
Débora Rodrigues e Witold Ramasauskas completaram a lista dos dez mais velozes.
Campo Grande recebe Copa Truck neste final de semana (Foto: Duda Bairros)
Saiba como foi o primeiro treino livre da Copa Truck em Campo Grande
 

Assim que veio o sinal verde, Witold Ramasuskas colocou seu caminhão na pista. Regis Boessio, Giuliano Losacco e Djalma Fogaça, pela ordem, fizeram o mesmo logo no primeiro minuto de treino em Campo Grande. 

 
Aos poucos, os demais inscritos para a quarta etapa do ano iam ganhando a pista. Boessio foi o primeiro a se colocar na frente com o tempo de 1min54s424, mas a pista ainda estava muito suja, havia muita margem para melhora. Em sua quarta volta, Ramasuskas anotou 1min53s368 e assumiu a ponta.
 
Com dez minutos de atividade veio uma bandeira vermelha. O caminhão de Duda Bana parou na curva 8, em uma posição perigosa, e a direção optou pela paralisação. Naquele instante, quinze pilotos estavam fora dos boxes.

A pista foi liberada cerca de 15 minutos depois e os pilotos não perderam tempo e deixaram os boxes rapidamente. Com quinze minutos, todos os 17 inscritos já tinham ido à pista. Mas a bandeira verde não durou muito. O Iveco de Losacco e o Ford de Fabio Fogaça ficaram pelo caminho e precisaram de ajuda. Assim, o treino foi interrompido pela segunda vez.

Na volta das atividades, os tempos começaram a cair. Felipe Giaffone foi o primeiro a andar na casa de 1min48 e assumiu a liderança com quase 20 minutos de treino. Renato Martins aparecia em segundo com Wellington Cirino em terceiro. Na sequência Roberval Andrade virou 1min48s823 e passou a ser segundo. Na volta seguinte foi ainda mais rápido e tomou a ponta.

O cronômetro marcava 30 minutos e a lista dos dez primeiros colocados tinha: Andrade, Cirino, Martins, Marques, Boessio, Fogaça, Lopes, Monteiro, Fogaça e Losacco.
 
Mas Giaffone, que havia perdido a volta da liderança por excesso de fumaça no caminhão, voltou a atacar e virou 1min47s828, ou seja, 0s401 mais rápido que o piloto da Scania.
A segunda metade do treino começou com mais movimentação na parte de trás da tabela. Belinati subiu para 11º, enquanto Salustiano foi para sétimo. Logo atrás aparecia Débora Rodrigues.
 
De caminhão novo, Djalma Fogaça, que tomou a sétima posição de Salustiano, era quem mais tinha voltas na pista, 27 no total. Quem mais se aproximava era Ramasauskas, com 22 giros.
 
Lá na frente, Giaffone melhorou o próprio tempo na última volta e garantiu a primeira colocação. No mais, nenhuma alteração até a bandeira quadriculada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.