Andrade leva punição em SP e perde título da Copa Truck. Giaffone é bicampeão

Os comissários da CBA analisaram o incidente da penúltima volta em Interlagos e responsabilizaram Roberval Andrade. Assim, Felipe Giaffone repete 2017 e fica com o título da Copa Truck

Momento polêmico que decidiu o título da Copa Truck 2023 (Vídeo: Reprodução/Copa Truck)

Felipe Giaffone é bicampeão da Copa Truck em 2023. Os comissários da prova em Interlagos disputada neste domingo (10) aceitaram a reclamação desportiva do piloto da Volkswagen e penalizaram Roberval Andrade com o acréscimo de 5s no tempo de prova, caindo de segundo para sexto colocado na corrida 2.

Isso porque, na penúltima volta da prova final, Giaffone ultrapassou Andrade no S do Senna, mas como foi para fora da pista, ganhou vantagem e não devolveu a posição para o bruto #4, o que gerou muita reclamação do piloto.

“Os Comissários Desportivos aceitam a reclamação desportiva como tempestiva e decidem pela procedência da mesma, aplicando ao piloto Roberval Andrade – #15, a penalização de acréscimo de tempo de 5 (cinco) segundos ao seu tempo final de prova, por uso do traçado não oficial”, diz o texto oficial da punição..

Assim, Giaffone, que já havia vencido a corrida 1, saltou para a segunda posição na prova final e chegou aos 263 pontos, sete a mais que Roberval, que fica com o vice-campeonato.

Roberval Andrade foi punido em 5s e ficou com o vice na Copa Truck (Foto: Copa Truck)

O #15 da Mercedes-Benz também entrou com duas reclamações contra Felipe, mas ambas foram declaradas improcedentes pelos comissários. Na largada, Andrade ocupou o espaço entre o muro e o lado esquerdo do bruto #4, alegando ser prensado.

Giaffone, assim, repete o feito de 2017 com o segundo título na categoria e empata com Beto Monteiro, campeão em 2019 e 2020. A Copa Truck volta às atividades em 2024.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.