Giaffone e Monteiro vencem rodada dupla da Copa Truck em Interlagos

A vitória na corrida 1 e o segundo lugar na prova final graças a punição para Roberval Andrade garantiram o bicampeonato da Copa Truck para Felipe Giaffone

Momento polêmico que decidiu o título da Copa Truck 2023 (Vídeo: Reprodução/Copa Truck)

*Nota atualizada às 16h20 com a punição definida pela CBA

Na rodada dupla disputada em Interlagos neste domingo (10), as vitórias ficaram com Felipe Giaffone e Beto Monteiro. E o bicampeão da categoria é Giaffone, que foi declarado campeão após os comissários penalizarem Roberval Andrade em 5s, caindo de segundo para sexto na corrida 2.

Isso porque, na penúltima volta da prova final, Giaffone ultrapassou Andrade no S do Senna, mas como foi para fora da pista, ganhou vantagem e não devolveu a posição para o bruto #4, o que gerou muita reclamação do piloto.

Roberval Andrade foi punido em 5s e ficou com o vice na Copa Truck (Foto: Copa Truck)

Saiba como foi a corrida 1 em Interlagos:

André Marques era o pole-position, com Fábio Fogaça ao seu lado. Na largada, melhor para o caminhão #77. Na disputa pelo título, Roberval Andrade tentou ultrapassar Felipe Giaffone antes do S do Senna, sem sucesso. Não sem antes levar o espelho do bruno do ex-Indy.

Paulo Salustiano se aproveitou da disputa entre os candidatos ao título e assumiu a terceira posição. Adalberto Jardim perdeu o controle do bruto e foi dar um rolê na grama ao final da primeira curva. Líder do campeonato, Roberval partiria para cima de Beto Monteiro, mas errou e bateu no muro de pneus, caindo para as últimas posições.

Na sequência, Salustiano foi com tudo para cima de Fábio e assumiu a segunda colocação. A direção de prova anunciou uma advertência para Andrade pelo enrosco com Giaffone. No Pinheirinho, Monteiro foi com tudo buscando o terceiro lugar contra o bruto #27. Punido, André Marques foi obrigado a ir aos boxes e, com isso, Paulo assume a ponta da prova faltando 14 minutos para o fim.

No fim da reta oposta, Giaffone colocou de lado e passou, sem sustos, Beto Monteiro. Segundo lugar para o caminhão #4. Felipe, faltando sete para o fim, assumiu a liderança da prova, cada vez mais perto do bicampeonato.

Roberval Andrade errou e foi parar no muro de pneus (Foto: Reprodução/Copa Truck)

O safety-truck foi acionado graças ao abandono de Fábio Fogaça, que ficou com seu caminhão parado em posição perigosa. Na relargada, apenas na última volta, a disputa forte era de Roberval e Raphael Abbate, na briga pela pole com o grid invertido na corrida 2. A vitória ficou com Giaffone e, neste momento, assumia a liderança do campeonato.

Saiba como foi a corrida 2 da Copa Truck em Interlagos:

Nos metros finais, Abbate tirou o pé para Roberval Andrade ser o pole-position com o grid invertido. E, antes da prova começar, Felipe Giaffone colocara dois pontos de vantagem sobre o adversário na luta pelo título.

Na largada, Andrade manteve a liderança, Wellington Cirino com problemas caiu três posições e era o sexto. Giaffone subiu três degraus no pelotão da frente e era o quinto. Na entrada do S do Senna, Felipe já era o quarto colocado.

Beto Monteiro tentou a manobra por fora em cima de Roberval, sem sucesso. Mais atrás, Victor Franzoni não impôs muita resistência e Giaffone, assim, subiu para terceiro. Na saída da Curva do Sol, não teve jeito, Monteiro assumiu a liderança.

Beto Monteiro assume a ponta na corrida 2 em Interlagos (Foto: Copa Truck)

A dois minutos para o fim, Giaffone se aproximava cada vez mais de Roberval. Assim, ambos ficam empatados em número de pontos e Andrade seria campeão nos critérios de desempate, o número de vitórias.

Na penúltima volta, os dois se tocaram novamente, Roberval foi por fora da pista e era obrigado a devolver a posição para Felipe. Vinha aí mais uma tentativa de ultrapassagem no S do Senna. Mas o #15 se manteve à frente.

A vitória ficou com Beto Monteiro na corrida 2, seguido por Giaffone, bicampeão da Copa Truck em 2023. Punido, Andrade caiu para a sexta colocação e fica com o vice-campeonato.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Beto Monteiro venceu a corrida 2 da Copa Truck em Interlagos (Foto: Reprodução/Copa Truck)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.