Asian Le Mans Series tem competição confirmada e divulga calendário da primeira temporada

A organização da competição divulgou oficialmente que a primeira temporada vai acontecer no próximo ano. A intenção é ter pelo menos dois carros nas 24 horas de Le Mans de 2014

Neste sábado (27), a organização do Asian Le Mans Series divulgou o calendário da primeira temporada da nova categoria, que faz sua estreia no próximo ano. Ao todo, seis rodadas estão previstas na programação da competição em 2013 e estão espalhadas com três provas na China no início do ano, depois uma etapa da Coreia do Sul, uma no Japão e a última acontecendo na Indonésia.

O regulamento também foi divulgado e vai ser igual em todas as etapas. Os pilotos terão as sextas-feiras com treinos livres, a classificação no sábado e a corrida, com duração de três horas, no domingo. Ainda existe a possibilidade do aumento do tempo da prova nos próximos anos, mas a organização preferiu fechar o primeiro ano do campeonato com o tempo de corrida sendo a metade do atual Mundial de Endurance.

Coletiva de imprensa confirmou o acordo (Foto: Le Mans)

Querendo atrair pilotos asiáticos a competição, a equipe deve ser composta por pelo menos um piloto do continente. A organização acredita que vai ajudar a criar novos talentos e a medida também visa ajudar pilotos asiáticos que não estejam competindo e que estão com dificuldades para encontrar vaga em outras categorias do automobilismo mundial.

Duas das categorias que disputam as 24 horas Le Mans – LM P2 e LM GTE – terão seus carros na competição. E os vencedores vão receber um convite da organização para disputarem a tradicional competição em 2014. As inscrições começam neste domingo (28) e as equipes têm até o dia 20 de março de 2013 para registrar seus pilotos e carros.

Novo presidente e principal organizador das 24 horas de Le Mans, Pierre Fillon celebrou o acordo e diz que o vínculo é o primeiro passo da entrada do legado da tradicional competição pelo mundo.

“O lançamento do campeonato no continente asiático com o nome e os valores das 24 horas de Le Mans é um passo fundamental no desenvolvimento na cena internacional. É nosso dever colocar esse tipo de corrida onde os mercados estão se abrindo. E o mercado asiático é líder mundial, incontestável, no automobilismo”, afirmou.

“Como todos os nossos campeonatos, que seguem o espírito da competição que já dura 89 anos, a Asian Le Mans Series vai permitir aos fabricantes mostrar a confiabilidade de seus produtos e expor sua imagem, bem como mostrar suas novas tecnologias e o espírito esportivo competitivo. Nosso maior desejo é que um piloto asiático e uma equipe que dispute a competição vença as 24 hora de Le Mans”, finalizou.

Confira o calendário da Asian Le Mans Series de 2013:

28 de abril – Zhuhaï (China)

26 de maio – Ordos (China)

7 de julho – Ordos (China)

4 de agosto – Inje (Coreia do Sul)

22 de setembro – Fuji (Japão)

8 de dezembro – Sentul (Indonésia)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.