Hamlin vence prova movimentada da Nascar em Bristol. Biffle, Johnson e Dale Jr. garantem vaga no playoff

Denny Hamlin venceu na segunda prova do ano em Bristol, prova esta que assegurou a classificação dos três primeiros pilotos para o playoff: Greg Biffle, Jimmie Johnson e Dale Earnhardt Jr.

Em prova agitada no oval curto de Bristol, Denny Hamlin venceu pela terceira vez na temporada de 2012 da Nascar. A etapa disputada na noite deste sábado (25), a 24ª do campeonato, viu três pilotos garantirem seus lugares no playoff, que será composto pelos 12 pilotos que disputarão o título a partir da 27ª rodada.

Para vencer no remodelado Bristol, ao qual foram efetuadas alterações na inclinação das curvas, o que contribuiu para deixar a dinâmica da prova mais empolgante e cheia de toques, Hamlin disputou a liderança por um bom tempo com Carl Edwards na última centena de voltas. Mas foi só na 462ª de 500 voltas que Hamlin conseguiu se estabelecer na primeira posição, após um leve toque com Edwards.

Denny Hamlin venceu pela primeira vez em Bristol (Foto: Nascar/Divulgação)

A partir deste ponto, Edwards perdeu posições e Hamlin foi economizando seu equipamento até cruzar a linha de chegada com uma vantagem de 1s103 para Jimmie Johnson. Jeff Gordon foi o terceiro, seguido por Brian Vickers e Marcos Ambrose.

A corrida foi marcada pelo alto número de bandeiras amarelas. Foram 13. A mais importante delas envolveu Tony Stewart e Matt Kenseth na volta 332. O atual campeão tentava tirar Kenseth da liderança. Com um carro mais rápido, ele buscava as manobras pelo lado de fora da pista, até que os dois se tocaram na curva 4. Kenseth atingiu o muro do lado interno e foi atingido por Stewart. Fim de prova para ambos.

O acidente também teve impacto na classificação do campeonato. Tony Stewart caiu para décimo lugar. Se sair do top-10, ele perderá os pontos extras ganharia por suas três vitórias quando o playoff começar. Kenseth, por sua vez, caiu de segundo para quarto e perdeu a chance de assegurar sua vaga no playoff.

Perdeu porque, mantendo-se entre os melhores da corrida deste sábado, ele certamente teria garantido sua vaga. Com os resultados de Bristol, Greg Biffle, o líder do campeonato, Johnson e Dale Earnhardt Jr. tiraram de si uma pressão para as próximas etapas ao se classificarem para a decisão do título. A próxima acontece já na semana que vem, no domingo (2), em Atlanta.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.