Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Turismo

Inspirado, Loeb lidera quarteto da Citroën em casa e crava pole do WTCC no circuito de Paul Ricard

Mito do rali de velocidade, Sébastien Loeb assegurou a pole-position da primeira corrida do fim de semana em Le Castellet, deixando para trás os companheiros de equipe Yvan Muller, José María López e Ma Qing Hua. O melhor não-Citroën no grid de Paul Ricard foi o Chevrolet de Tom Chilton, em quinto

 

Deu Sébastien Loeb no treino classificatório que definiu o grid de largada da primeira corrida da etapa de Paul Ricard, a sétima da temporada 2015 do WTCC. Em dia de domínio da Citroën, o lendário francês de 41 anos fez a festa em casa e cravou a pole-position, deixando para trás seus três companheiros de equipe. Loeb anotou 1min29s245, 0s125 à frente do compatriota Yvan Muller, com quem dividirá a primeira fila no circuito de Le Castellet.

Já a segunda fila da corrida será aberta pelo atual campeão mundial e líder da temporada, o argentino José María López. ‘Pechito’ cravou 1min29s378, apenas 0s008 mais lento em relação ao tempo de Muller, e vai largar lado a lado com o chinês Ma Qing Hua, com o quarto carro da Citroën.

Sebastien Loeb cravou a pole-position da corrida 1 do WTCC em Paul Ricard (Foto: Citroën Racing/Facebook)

O único piloto não pertencente à montadora francesa na fase final do treino classificatório foi o britânico Tom Chilton, que levou o Chevrolet Cruze da ROAL à quinta posição no grid de largada. Chilton, aliás, mostrou bom rendimento em todas as fases da sessão, chegando a desbancar Muller e Loeb no Q2, ficando só atrás de López e Qing Hua.

Mas na hora da decisão, brilhou a estrela do dono da casa, que não deu chances aos seus companheiros de equipe para assegurar uma importante pole-position. Loeb luta para se aproximar dos ponteiros na classificação do campeonato. Atualmente, Sébastien soma 178 pontos, contra 209 de Muller e 239 de ‘Pechito’ López.

Fecham o rol dos dez primeiros Hugo Valente, piloto que acelera o Chevrolet Cruze da Campos Racing, Tiago Monteiro, da Honda, Norbert Michelisz, que também representa a montadora japonesa. Jaap van Lagen, da Lada, e Mehdi Bennani, que compete com um Citroën da equipe Sébastien Loeb Racing, completam o top-10 em Paul Ricard. O experiente Gabriele Tarquini, parceiro de Monteiro na Honda, larga apenas em 14º.

As duas corridas do WTCC no circuito de Paul Ricard serão realizadas no domingo.