Organização divulga informações do formato da prova do WTCC em Nordschleife na temporada 2015

Fraçois Ribeiro afirmou que formato era para ser realizado com uma prova de uma hora com janela de parada programada. Porém, após considerações, foi decidido realizar duas provas seguidas uma da outra

As primeiras informaçõs para a prova de estreia do WTCC em Nürburgring Nordschleife, no próximo ano, já foram divulgadas. Neste sábado (4), François Ribeiro, chefe de operações da Eurosport Events, anunciou as primeiras ideias da organização para prova.
 
A proposta inicial para a corrida era para ter duração de uma hora. Porém, após analisar a ideia, conclui-se que não seria viável para o modelo da categoria, e então foi decido duas corridas uma seguida da outra.
 
Segundo Ribeiro, apesar da vontade de trazer um desafio para equipes e pilotos, a necessidade de um bom produto televisivo deveria ser levada em conta. “Minha ideia inicial era de uma corrida de uma hora com pontos dobrados”, afirmou. 
 
“Haveria uma janela de pitstop para reabastecimento e troca de pneus e um tempo para a parada e um número máximo de mecânicos para evitar custos. Mas estamos indo para Nüburgring Nordschleife não apenas para o desafio mais difícil para as equipes e pilotos, mas também para produzir o melhor produto possível para TV”, completou.
Categoria correrá no circuito pela primeira vez (Foto: Daimler)
Porém, quando foi repensado o formato, percebeu-se que o pelotão ficaria muito espalhado pelo circuito, o que não traria uma disputa acirrada e pouco interesse do público. “Quando falamos sobre a corrida de uma hora, sabíamos que seria arriscado com 25 carros”, explicou.
 
“O pelotão se espalharia demais. Seria então difícil fazer algo empolgante. A primeira pessoa que me disse isso foi Yvan Müller, que nunca correu lá. Ele disse perguntou se tinha certeza de que o grid ficaria compacto caso corramos lá por uma hora e pensei que talvez ele estava certo”, emendou.
 
“Manteremos então o formato de duas corridas. A classificação decidirá o grid da corrida 1. A segunda prova será com o grid invertido, mas ainda precisará ser discutido no encontro da Comissão de Carros de Turismo, no final do mês”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.