Pivô do escândalo de espionagem da F1, Stepney deixa polêmica para trás: “Não me importo com que pensam”

Cinco anos após o escândalo de espionagem que sacudiu o mundo da F1, Nigel Stepney afirmou que não está mais preocupado com o episódio e quer realizar um “sonho de criança” ao vencer as 24 Horas e Le Mans

Com um jeito calmo para falar e paciência de poucos para contar suas histórias, Nigel Stepney em nada lembra o estereótipo do vilão. Mesmo sem vestir máscara ou ostentar cicatrizes assustadoras, o experiente engenheiro, com seus fios de cabelo branco, já foi responsável por sacudir o mundo da F1. Em 2007, o inglês foi um dos pivôs do caso de espionagem envolvendo Ferrari e McLaren.

Na ocasião, a equipe italiana descobriu que a adversária havia recebido 780 páginas de documentos sobre o funcionamento da escuderia e de seus carros. A fonte era o engenheiro Mike Coughlan (hoje na Williams), bastante amigo de Stepney, então chefe de mecânicos da Ferrari. A partir daí, investigações da FIA e da justiça italiana descobriram que o funcionário ferrarista estava vazando dados confidenciais do time para as principais rivais.

 

Como resultado do escândalo, a McLaren foi desclassificada do Mundial dos Construtores de 2007 e correu o risco de não poder participar da categoria no ano seguinte. Além disso, teve de arcar com a maior multa da história do esporte: US$ 100 milhões. A equipe inglesa só pôde seguir na F1 porque concordou com uma inspeção da FIA em seus carros de 2008 para descobrir se a informação vinda da Ferrari havia sido usada na criação do novo modelo.

À Warm Up, Stepney valorizou seus mais de 30 anos de carreira na F1 e mostrou que o caso de espionagem ficou para trás. Além disso, o britânico se revelou um entusiasmado pela oportunidade de vencer as 24 Horas de Le Mans – que considerou um “sonho de criança” –, uma conquista inédita para alguém que já cansou de levantar taças no esporte a motor.

Confira a entrevista completa com Nigel Stepney na edição 30 da Revista Warm Up

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.