Marciello vence Copa do Mundo de GT de Macau pela segunda vez. Farfus vai ao pódio

O suíço Raffaele Marciello se tornou bicampeão da prova na região autônoma pertencente à China. Augusto Farfus chegou em terceiro e Daniel Serra, em quarto

Raffaele Marciello conquistou pela segunda vez seguida a Copa do Mundo de GT em Macau. O suíço largou na pole-position e garantiu uma vitória de ponta a ponta na prova que marcou a despedida como piloto de fábrica da Mercedes. Edoardo Mortara, que já venceu quatro vezes no Circuito da Guia, chegou em segundo e o brasileiro Augusto Farfus completou o pódio.

Marciello, com o #48, fez uma largada perfeita, criando uma vantagem significativa sobre Maro Engel na longa reta até a curva Lisboa. O alemão, por sua vez, enfrentou a pressão de Mortara antes de abrir diferença de pouco menos de 1s.

Uma batalha pela segunda e terceira posições começou a se desenhar, com Mortara às vezes se aproximando de Engel e outras vezes sendo pressionado por Sheldon van der Linde.

Os quatro primeiros mantiveram suas posições até a sétima volta, quando a corrida foi interrompida pela entrada do safety-car causado por acidente de David Chen Weian na Lisboa.

Augusto Farfus foi o brasileiro melhor colocado, chegando na terceira posição (Foto: GP Macau)

Embora a intervenção do carro de segurança tivesse inicialmente reduzido a vantagem de Marciello, a relargada na décima volta trouxe boas notícias para o líder da prova. O carro de Engel enfrentou problemas mecânicos, forçando o abandon e retardando o restante do pelotão. 

Com isso, o suíço recebeu a bandeira quadriculada com vantagem superior a 3s sobre Mortara, que ficou em segundo, enquanto Farfus terminou a 1s7 na terceira colocação.

“É fantástico! Sabíamos que a chave era ter boa largada e, depois, tudo teve a ver com o recomeço da prova após o safety-car, já que é complicado fazer ultrapassagens”, celebrou Marciello.

“Maro [Engel] estava bastante rápido no início da prova, mas teve um problema depois do carro de segurança, o que me ajudou a ganhar alguns segundos de vantagem. Daí para a frente era uma questão de controlar a corrida. Macau nunca é fácil, dado que podemos errar em todas as curvas, mas foi uma grande corrida e estou satisfeito por terminar a minha relação com a Mercedes desta forma”, completou.

O outro brasileiro que participou da prova, Daniel Serra, ficou em quarto lugar com a Ferrari e ainda fez a volta mais rápida da prova. O paulistano foi seguido por Daniel Juncadella e Laurens Vanthoor. Christopher Haase terminou em sétimo, à frente de Alessio Picariello, Earl Bamber e Ye Hongli completando os 10 primeiros.

A edição de 2024 do GP de Macau ainda não tem data para acontecer.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.