Powell bate Kimiläinen, vence GP da Holanda e reassume liderança da W Series

Alice Powell largou em segundo, mas soube tomar conta das ações para vencer a terceira dela na temporada e empatar nos pontos com Jamie Chadwick

Nicholas Latifi bateu forte no fim do Q2 (Vídeo: Reprodução/TV)

Alice Powell pode não ter mostrado até aqui na temporada da W Series a mesma regularidade que a grande rival pelo campeonato, Jamie Chadwick, mas é quem aponta mais brilhantismo. Neste sábado (4), em Zandvoort, a inglesa se tornou a primeira pilota a vencer pela terceira vez na temporada após cinco corridas. Vitória com autoridade, aliás.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Emma Kimiläinen se apresentava favorita à vitória após uma bela apresentação na classificação da sexta-feira, mas ficou claro desde o começo que seria difícil superar o ritmo de corrida de Powell. Demorou até a sexta volta, quando finalmente Alice fez bela manobra na curva dez e assumiu a dianteira para não ser mais ameaçada.

Apesar de segurar Powell por tanto tempo, Kimiläinen logo foi rendida pelo ataque de Chadwick, que tomou a segunda posição no fim da mesma volta, na passagem pela reta dos boxes. O ritmo de Powell e Chadwick eram bastante superior às demais, e começaram a fugir. Powell, porém, com boa margem de vantagem.

Alice Powell ganhou a terceira corrida na temporada 2021 (Foto: W Series)

Kimiläinen foi alcançada pela espanhola Nerea Martí, mas soube usar bem a pista sem muitos pontos de ultrapassagem da Holanda e até abriu de novo no fim. Foi o suficiente para terminar na terceira colocação.

Martí ficou no quarto lugar, ao passo que Jessica Hawkins e Abbie Eaton vieram na sequência. Abbi Pulling, que ultrapassou Belén García na volta final, ficou no sétimo posto, seguida por García, Sarah Moore e Miki Koyama.

Após a lesão nas costelas por conta da batida na classificação da Bélgica, uma semana atrás – ela sequer participou da corrida -, Beitske Visser ficou no 12º lugar. A brasileira Bruna Tomaselli terminou em 17º após rodar ainda na volta de formação do grid.

Paddockast #119 | F1 já fala em revisar regras após GP da Bélgica: o que mudar?

Powell e Chadwick estão empatadas no que se tornou uma acirrada luta pelo título: ambas têm 109 pontos. Powell é oficialmente a líder por ter uma vitória a mais que Jamie. Kimiläinen tem 75 tentos e está na terceira colocação, enquanto Martí (53), Fabienne Wohlwend (40), Moore (38), Irina Sidorkova (34), Belén García (22), Marta García (21) e Eaton (19) completam o top-10. Tomaselli tem 12 pontos e ocupa o 14º lugar.

O GP da Holanda foi a última prova europeia da temporada da W Series, que agora acompanha a F1 rumo à América do Norte: nos dias 22-23 e 29-30 de outubro, o campeonato termina com o GP dos Estados Unidos e o GP do México.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Verstappen dá espetáculo diante da torcida e conquista pole na Holanda

GP DA HOLANDA DE F1: TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO EM ZANDVOORT | Briefing

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar