F1
04/11/2017 11:36

Com anúncio de aposentadoria de Massa, F1 fica sem brasileiro no grid pela primeira vez desde Fittipaldi

Felipe Massa anunciou sua aposentadoria definitiva da F1 neste sábado. Após 15 temporadas na categoria, o piloto afirmou que 2017 marca sua saída do certamente, e com a decisão do #19, a F1 ficará sem pilotos brasileiros após 48 anos. Última vez que isso aconteceu foi em 69, pois em 70 Emerson Fittipaldi faria sua estreia pela Lotus
Warm Up
NATHÁLIA DE VIVO, de São Paulo

Agora é oficial: Felipe Massa anunciou sua aposentadoria definitiva da F1 ao final da temporada 2017. Após adiar sua saída da categoria por um ano por pedido da Williams, o piloto afirmou que “dessa vez é de verdade”. E com sua saída, 2018 não terá representantes brasileiros no grid.
 
Em um vídeo postado em suas redes sociais, o #19 explicou que disputará suas últimas corridas em Interlagos e Abu Dhabi, agradeceu o apoio da família, amigos e fãs e desejou torcida para seus próximos passos da carreira.
 
Mas com a saída de Felipe da categoria, uma verdade recai sobre o esporte no Brasil: o certame não terá nenhum representante em 2018, algo que não acontece há 48 anos. Sempre um piloto do país integrou as provas da F1 desde 1970, quando Emerson Fittipaldi fez sua estreia pela Lotus.
A temporada 2017 marca a última de Massa na F1 (Foto: Beto Issa)

Desde a chegada de Emerson, então, mais 30 pilotos brasileiros disputaram ao menos um campeonato na categoria. Ao longo de todos esses anos, oito títulos foram conquistados, dois por Fittipaldi, três por Nelson Piquet e três por Ayrton Senna.

Todos os títulos brasileiros foram conquistados no período entre 72 e 91. Desde então, tudo o que o Brasil alcançou foram dois vice-campeonatos de Rubens Barrichello e um de Massa. Ainda, a última vitória aconteceu em 2009, quando Barrichello subiu no degrau mais alto do pódio em Monza. 
 
Para um futuro próximo, o país não tem pilotos que estejam perto de ingressar a F1. Alguns nomes podem ser citados como projetos a longo prazo, como Sergio Sette Câmara, que atualmente disputa a F2, Pedro Piquet, que está na F3 Europeia, e Pietro Fittipaldi, atual líder da World Series.
 
Massa chegou à F1 em 2002, defendendo a Sauber. Desde então, já teve passagens também pela Ferrari, onde passou a maior parte da carreira e conquistou um vice-campeonato, e atualmente está na Williams. E é em sua 15ª temporada que o competidor decidiu dar o seu definitivo adeus.

Últimas Notícias
domingo, 21 de janeiro de 2018
Indy
F1
Rali
Rali
F1
sábado, 20 de janeiro de 2018
Rali
Rali
Rali
Rali
Rali
Rali
Rali
Nascar
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook