Confira declarações dos pilotos após GP dos EUA, 17ª etapa da temporada 2017 do Mundial de F1

Lewis Hamilton exprimiu toda sua felicidade após a vitória em Austin, sua "nova pista preferida", e a aproximação do tetracampeonato mundial. Sebastian Vettel e Max Verstappen, porém, deixam os EUA irritados, cada um por motivos únicos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O dia em Austin foi o mais 'americanizado' possível: estrelas na pista, anúncio dos pilotos especial, cheerleaders… Quebra de protocolo geral. Algo que a F1 queria que ocorresse nos EUA, claro, para tentar popularizar a categoria por lá. Mas, de qualquer maneira, quem falou foram os pilotos, e são eles que, no fim, importam, para tornar toda a festa em um evento de qualidade.

Lewis Hamilton, por exemplo, ajudou a conquistar ainda mais a torcida para a categoria ao se derreter em elogios ao público após mais uma vitória. Max Verstappen, por outro lado, pode ter conquistado a parte dos fãs que gosta de polêmica, revoltado com a punição que lhe tirou do pódio.

Fernando Alonso surpreendeu e, mesmo abandonando por problemas no motor, esbanjou felicidade, Mesma situação de Felipe Massa, que acabou pontuando em um bom final de semana na pista.

Lewis Hamilton (Foto: AFP)

Lewis Hamilton, primeiro: Perto do tetra em “nova pista favorita”, Hamilton busca final de temporada perfeito: “Quero três vitórias”

Sebastian Vettel, segundo: Vettel lamenta nova derrota para Hamilton em Austin e admite: “A Mercedes estava mais rápida do que nós”

Kimi Räikkönen, terceiro: Räikkönen justifica queda no fim por falta de combustível e admite: “Nem vi como Verstappen me passou”

Max Verstappen, quarto:  Verstappen passa Räikkönen na última volta e vai ao pódio. Punido, se revolta com “decisão estúpida”

O pega entre Kimi Räikkönen e Max Verstappen na volta final do GP dos EUA (Foto: Reprodução)

 Valtteri Bottas, quinto: "Foi um dia duro para mim. Nos três primeiros quartos da corrida tudo estava indo bem e o rimto não estava ruim. Mas eu não consegui fazer a tática de ter uma parada só funcionar graças à briga com Vettel e Räikkönen. Isso estava gastando os pneus macios um pouco, eles começaram a abrir e se tornou impossível dazer apenas uma parada. Tentei de tudo para defender mas foi tarde demais, que azar que tive que parar de novo. Sigo desapontado com minha corrida e precisarei de tempo para esquecer isso. De qualquer jeito, estou tambpem feliz pelo título dos Construtores. É fantástico fazer parte de um time campeão."

Esteban Ocon, sexto: 6º nos EUA, Ocon destaca cautela para cuidar dos pneus e festeja resultado: “Era o máximo que poderíamos conseguir”

Carlos Sainz Jr., sétimo: "Foi uma ótima estreia para mim na Renault e eu fiquei bem satisfeito com meu desempenho aqui. A cada volta eu ia me sentindo mais à vontade e mais confiante para acelerar mais. Eu consegui atacar as Force India e superar uma delas, algo que não vinha acontecendo para a equipe nas últimas corridas. Já foi um grande resultado. Tudo foi dando certo nesse final de semana. Eu sabia que poderia ter um bom rendimento e fiz isso aparecer. O time me ajudou muito na adaptação. Ter grandes classificação e corrida me deixa bem feliz e agradecido a essa equipe."

Sergio Pérez, oitavo: "Foi uma corrida complicada, estou verdadeiramente feliz por ter marcado alguns pontos. Tentamos uma estratégia agressiva para recuperar o terreno perdido na classificação e, de cara, já tinha superado Massa e Sainz. Passei o Alonso na pista e aí colei no Esteban. Nesta hora, pensei que eu realmente tivesse um ritmo melhor que o dele, que estava poupando pneus, mas ficar no tráfego acabou com os meus e eu despenquei. É difícil saber como as coisas teriam se desenrolado se eu passasse ele, talvez eu pudesse cuidar melhor dos pneus, mas isso não aconteceu e eu não tive como me defender do Sainz, que estava de pneus novos. Tive problemas com Kvyat e Massa e sofri bastante para segurar o Felipe nas voltas finais. Assim, fico feliz com o oitavo lugar."

Felipe Massa, nono: Massa exalta corrida nos EUA, mas lamenta tempo perdido com bandeiras azuis: “Podia ter sido oitavo”

Felipe Massa (Foto: Williams)

 Daniil Kvyat, décimo: “Certamente foi minha melhor corrida na temporada. Fiz tudo que podia para pontuar e fico muito feliz com o resultado. Realmente curti, foi uma corrida limpa, todos na equipe fizeram um bom trabalho. Seguramos a onda mesmo andando pouco [nos treinos livres] e pontuamos. É uma pena que eu não tenha conseguido me defender do Massa, mas eu tinha menos aderência com os pneus macios e outros problemas com o motor, então tinha menos velocidade nas retas. Vim com minha cabeça limpa, mudamos algumas coisas na equipe para motivar todo mundo, deixar todos focados, e tudo funcionou de forma fantástica. Foi simplesmente ótimo”

Lance Stroll, 11°: "Estive bem e fiz uma corrida decente se pensarmos que saí em 15°, mas sempre é decepcionante acabar em 11° sem somar pontos. Tivemos muitos problemas com os pneus e tive que parar um par de vezes pois havia muita degradação, que foi muito mais do que a esperada e não foi ideal. Ganhamos algumas posições, por azar não as suficientes para alcançar os pontos, mas passar de Grosjean e Vandoorne no final da corrida foi muito positivo. Agora espero um final de semana sem problemas (no México), já que esse foi complicado desde a classificação."

Stoffel Vandoorne, 12°: "Hoje foi uma corrida bastante emocionante. Depois de uma classificação complicada e de começar do fim do grid tive uma atuação muito boa, apesar de não ter conseguido pontuar. ossa estratégia era boa e lutamos na pista, por isso estou feliz. Acho que aproveitamos ao máximo nosso potencial. É uma pena que tenhamos ficado tão perto dos pontos, mas sabíamos que seria difícil começando lá de trás. Ultrapassar sempre dá uma boa sensação. Fomos razoavelmente ompetitivos, o que também é muito bom. Teremos que esperar e ver o que ocorre nas próximas corridas. Sabemos que em algumas das pistas seremos melhores que em outras. Aqui, deveríamos ter pontuado. Não podemos garantir que não seremos punidos no México, mas temos que esperar. Espero que possamos aproveitar ao máximo as oportunidades que forem apresentadas."

Brendon Hartley, 13°: “Foi difícil hoje, mas certamente foi uma estreia incrível. Só agora a ficha está caindo e não vou conseguir processar tudo até deitar na minha cama. Não tive a melhor largada de todas, passou muito tempo desde a última vez que fiz largada parada. Depois disso, me envolvi em tantas disputas e fiquei satisfeito com minha corrida. O ritmo estava bom, principalmente no fim. Acho que meu único erro foi quando fui ultrapassado pelo Stroll no primeiro quarto da corrida. Não consegui dar o troco e fiquei meio preso atrás dele. Foram muitos desafios, muitas coisas para aprender, e espero ter outra oportunidade para colocar isso em prática. Curti cada momento do fim de semana e agradeço a todos na equipe”

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 14°: "Não tínhamos um bom ritmo, mas tudo ficou pior com uma degradação muito grande no meu pneu dianteiro esquerdo. Eu tentei resistir até onde deu do jeito que estava o carro, mas teve uma hora que ficou perigoso. Fora da pista, foi um final de semana bacana com os fãs. Sinto muito mesmo que nós não conseguimos um bom resultado. Vamos seguir trabalhando duro. Ano passado, o GP do México foi um dos nossos piores, mas espero que a gente tenha uma solução para resolver isso semana que vem. Foi frustrante ter um desempenho desses em casa,"

Marcus Ericsson, 15°: "Foi um bom final de semana para nós. Pudemos lutar com nossos rivais diretos durante a maior parte da corrida e tivemos um bom ritmo. Foi uma pena que tenha sido difícil manter este ritmo na parte final. Em geral, o final de semana foi positivo. Foi uma das minhas melhores corridas no ano. Foi um bom passo à frente e pudemos seguir fazendo progresso para voltar mais fortes no México."

Kevin Magnussen, 16°: "Não foi nosso melhor dia, mas o carro ao menos estava melhor que na classificação. Precisei parar na primeira volta, então não deu para fazer a corrida toda com os pneus macios. A gente precisava tentar mesmo, mas não rolou. Na verdade, essa era nossa única chance de fazer algo. Vamos para o México."

Fernando Alonso, NC: Alonso abandona nos EUA por novo problema de motor, lamenta não pontuar, mas considera fim de semana “fantástico”

Posição no grid de Fernando Alonso (Foto: McLaren)

Daniel Ricciardo, NC: “É óbvio que não é bom abandonar logo cedo. Todo mundo estava arregaçando as mangas e deu para ver que teve bastante contato, então não esperava que o motivo para isso fosse problema mecânico. Diria que tentei tirar o máximo do carro. As voltas que eu dei foram divertidas, mas também frustrantes, assim como é frustrante não seguir brigando. Mas curti. Todas as vezes que eu tentava passar o Valtteri ele dava um jeito de escapar e eu pensava ‘ok, vamos tentar outra vez’. Agora eu acho que vamos precisar tomar punições, o que significa que eu devo larger na parte de trás do grid no México.”

Pascal Wehrlein, NC: "Foi uma corrida curta. Tive que abandonar depois que meu carro sofreu danos em uma colisão na primeira volta. Foi azar e não me deu a chance de conquistar um bom resultado. O bom é que daqui uns dias estaremos no México. Espero que lá a corrida seja melhor."

Nico Hülkenberg, NC: "É muito ruim quando as coisas não acontecem como imaginamos. Tive um problema na pressão do combustível e isso me forçou a abandonar logo no início. Tem hora que tudo começa a dar errado. Enfim, vamos para o México ver o que acontece."

A F1 volta na semana que vem, dia 29 de outubro, com o GP do México. Foi Hamilton quem venceu em 2016 no autódromo Hermanos Rodríguez enquanto ainda tentava alcançar Nico Rosberg. O GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' com a repórter Evelyn Guimarães e segue todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL com o novo livetiming. 

RITMO DE FESTA

PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.