Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP da Espanha, quinta etapa do Mundial de F1

Com seu melhor giro em 1min20s802, Lewis Hamilton garantiu a liderança do primeiro dia de treinos livres da F1 para o GP da Espanha. 0s090 mais lento, Valtteri Bottas fez o segundo melhor registro, com Kimi Räikkönen completando o top-3

 
Lewis Hamilton foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres para o GP da Espanha. O britânico cravou 1min20s802 em sua melhor volta nesta sexta-feira (12) e garantiu o topo da tabela de tempos com 0s090 de margem para Valtteri Bottas, o segundo colocado.
 
Já 0s310 atrás do líder, Kimi Räikkönen foi a melhor Ferrari e ficou com o terceiro posto, logo à frente de Sebastian Vettel. Max Verstappen liderou o esforço da Red Bull, seguido por Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg e Jolyon Palmer.
Lewis Hamilton foi o mais rápido no primeiro dia em Barcelona (Foto: Mercedes)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com sua melhor volta em 1min22s015, Felipe Massa foi 1s213 mais lento que Hamilton e garantiu o nono posto, com Carlos Sainz Jr. aparecendo para completar o rol dos dez primeiros.
 
Ainda sem as atualizações preparadas pela Haas, Romain Grosjean conseguiu o 11º tempo, escoltado por Esteban Ocon, Stoffel Vandoorne, Sergio Pérez, Kevin Magnussen, Lance Stroll, Daniil Kvyat e Pascal Wehrlein.
 
Depois de mais um problema com a McLaren, Fernando Alonso ficou fora da sessão, mas voltou para a pista na parte da tarde para cravar 1min24s077 e ficar como 20º lugar, 3s275 atrás de Hamilton. Sergey Sirotkin, que participou do primeiro treino com a Renault, completa a lista dos 21 pilotos que foram para a pista em Montmeló nesta sexta-feira.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
 
 
 
 
 
 
Nico Hülkenberg, sétimo: “Foi uma sexta-feira sólida para nós. Nós completamos nosso programa normal e não tivemos dramas com o carro. Como sempre, têm áreas em que estamos trabalhando para melhorar para a classificação de amanhã e sabemos onde podemos encontrar algum ritmo extra. Foi uma verdadeira dificuldade encontrar aderência, então fiquei positivamente surpreso que mostramos um ritmo relativo razoável. Se conseguirmos carregar isso para amanhã e para a corrida, pode ser um fim de semana decente”.
 
Jolyon Palmer, oitavo: “Foi bom entrar no carro de tarde depois de ficar de fora de manhã. O carro parece muito melhor quando usamos os pneus macios, já que o equilíbrio com os médios não foi muito bom. Tenho algumas áreas para trabalhar com os meus engenheiros, mas, no geral, foi uma tarde sólida”.
 
 
Carlos Sainz Jr., décimo: “Foi um primeiro dia bem complicado aqui em Barcelona. Acho que as condições de pista nos surpreenderam um pouco, já que hoje estava muito mais lento em comparação com o teste de inverno. Também tinha muito vendo, o que complicou ainda mais as coisas. Não foi fácil encontrar o equilíbrio certo, mas, no geral, eu diria que terminamos o dia de uma maneira decente, com alguma melhora e podemos ir para amanhã de maneia positiva”.
 
Romain Grosjean, 11º: “Não foi um dia fácil. Lidamos com muitas coisas. Acho que os pneus estão com um pouco de dificuldade para trabalhar ou, pelo menos, nós estamos com dificuldades para fazer os pneus funcionarem. Acho que não somos os únicos, muitos carros estavam saindo da linha. Então isso vai ser chave, acertar isso. Se pudermos isso, podemos ganhar muito em tempo de volta. Nós apenas focamos mais no trabalho nesta tarde, vendo que outras ferramentas podiam estar disponíveis, ara que pudéssemos preparar tudo para amanhã”.
 
Esteban Ocon, 12º: “Foi uma sexta-feira bem rotineira, passando pelo nosso programa sem nenhum drama. Nós conseguimos cobrir muito terreno e testar alguns itens de desenvolvimento. Agora nosso foco se volta à tarefa de nos prepararmos para a classificação de amanhã. As condições não eram ideais hoje: estava ventando muito e os pneus são muito duros, o que significa que é difícil encontrar aderência. O composto macio é o que funciona melhor nesta pista e vai ser um desafio trabalhar com os outros. Temos algum trabalho para fazer nesta noite, mas estou confiante de que estaremos preparados para o resto do fim de semana”.
 
Stoffel Vandoorne, 13º: “Eu definitivamente tive uma das minhas melhores sextas-feiras. Primeira vez que tive um dia de treinos livres sem qualquer grande problema, cumprimos nosso cronograma sem qualquer problema, o que é bom. Tudo foi tranquilo no meu lado da garagem, mas vimos que foi um pouco mais complexo no lado do Fernando. Infelizmente ele perdeu o TL1 e não conseguiu muitas voltas no TL2. Isso mostra que confiabilidade ainda deve ser um problema nas próximas corridas”.
 
Sergio Pérez, 14º: “Os níveis de aderência eram baixos e foi muito difícil fazer o composto duro funcionar. Suspeito que não veremos muito trabalho dele na pista no resto do fim de semana, já que os compostos médios e macios são muito mais representativos do que precisamos para a classificação e a corrida. Temos muito a fazer para entender os dados que coletamos hoje. Claro, quando você está testando muitas coisas diferentes, é difícil acertar o carro, mas eu acho que agora nós temos uma boa base para trabalhar”.
 
Kevin Magnussen, 15º: “Nós tivemos uma boa manhã e conseguimos bons dados do carro. Não teve um aprendizado realmente útil no TL2. A pista estava muito diferente e o carro não estava se comportando como esperado. Vamos olhar para isso e torcer para melhorar no sábado. Ainda não está bem clara a razão de termos ficado felizes nesta manhã e não de tarde. Estava ventando muito nesta tarde, mas foi a mesma coisa para todo mundo. Parecemos menos competitivos e precisamos entender isso. Tomara que possamos voltar para onde sabemos que devemos estar”.
 
Marcus Ericsson, 16º: “Foi um dia positivo. Nós introduzimos algumas novas peças hoje que funcionaram como esperado. Além disso, nós testamos acertos diferentes que nos ajudaram a deixar o carro um pouco mais competitivo. O tempo que rodamos com pneus médios e duros foi bem difícil, mas, com os macios, conseguimos melhorar, especialmente no TL2, o que é positivo para amanhã. Nós precisamos continuar forçando para podermos dar mais passos”.
 
Lance Stroll, 17º: “Foi um dia duro para mim apenas colocando tudo junto e fazendo funcionar. Consegui fazer os [pneus] médios funcionarem bem, e foi particularmente difícil encontrar aderência e estabilidade no carro. Era bem fácil perder as curvas, ter falhas e cometer erros, especialmente quando você perde temperatura nos pneus, então tenho de olhar para isso esta noite para tentar melhorar para a corrida. Cometi um erro na minha primeira volta com os macios, aí fiz mais duas voltas e, no fim, diz o tempo de volta, mas o pneu já tinha acabado no fim. Não pé o fim do mundo, já que são só treinos”.
 
Daniil Kvyat, 18º: “O carro tem alguns problemas de manejo no momento… Nós precisamos ser pacientes e tentar fazer as coisas ao longo da noite para o carro se ajustar melhor a mim, porque, no momento, não está no ponto certo para meu estilo de pilotagem”.
 
Pascal Wehrlein, 19º: “Foi uma típica sessão de treinos de sexta-feira, na qual conseguimos coletar dados valiosos do carro, especialmente no que diz respeito aos novos componentes. Ainda é difícil fazer uma previsão, já que tivemos alguns problemas com o carro hoje. Nós ainda precisamos entender o motivo disso. Entretanto, estou otimista de que podemos melhorar o carro para amanhã”.
 
 
Sergey Sirotkin, 21º: “Foi um short-run para mim no TL1, mas o esporte a motor é assim e é melhor ter um problema com o carro em um treino do que na classificação ou na corrida. Pelo menos desta vez eu pude rodar mais do que em Sóchi. O carro pareceu bom e eu pude fazer o que era necessário enquanto estive na pista. Obviamente, espero que da próxima vez eu tenha uma sessão limpa, mas sei que todos na garagem estão trabalhando duro para garantir que este seja o caso”.
 
O GRANDE PRÊMIO está em Barcelona e acompanha tudo que acontece na quinta etapa do campeonato da F1 com o repórter Thiago Arantes. Acompanhe todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL.

#GALERIA(7020)
 
RUMOR SOBRE PRÉ-ACORDO COM MERCEDES PODE ESTRAGAR RELAÇÃO ENTRE VETTEL E FERRARI

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.