Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP do Japão de F1 2024

Com a pista esvaziada pela chuva no segundo treino, prevaleceram os tempos do TL1 nesta sexta-feira (5). Assim, Max Verstappen foi o mais rápido, seguido por Sergio Pérez e Carlos Sainz

Max Verstappen foi o mais rápido no primeiro dia de treinos para o GP do Japão. Com a chuva que esvaziou a pista na tarde desta sexta-feira (5), prevaleceram os tempos da manhã, com o líder da Fórmula 1 no topo da tabela com 1min30s056.

0s181 mais lento, Sergio Pérez ficou em segundo, diante de Carlos Sainz. George Russell cravou 1min30s530 e ficou em quarto, com Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Fernando Alonso, Oscar Piastri e Yuki Tsunoda vindo a seguir. Lando Norris completa a lista dos dez mais rápidos.

Já 1s879 atrás de Verstappen, Esteban Ocon ficou em 11º, à frente de Alex Albon, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Ayumu Iwata, Pierre Gasly, Guanyu Zhou, Kevin Magnussen e Logan Sargeant. Daniel Ricciardo só foi para a pista na parte da tarde e ficou com o último tempo.

Max Verstappen, primeiro: Verstappen sai “bastante satisfeito” de sexta-feira, mas vê grid “mais próximo” no Japão

Max Verstappen foi o mais rápido em Suzuka (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sergio Pérez, segundo: Pérez vê Red Bull confiante no Japão, mas lamenta falta de “análise mais ampla” no TL2

Carlos Sainz Jr., terceiro: Sainz lamenta chuva no Japão e espera TL3 para “completar acerto de classificação”

George Russell, quarto: Russell se surpreende e diz que W15 está “muito agradável de guiar” no Japão

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton vê “melhor TL1 do ano” e pede que Mercedes “não mude muita coisa” no Japão

Charles Leclerc, sexto: Leclerc vê “trabalho a ser feito”, mas torce por “volta especial” em classificação no Japão

Yuki Tsunoda (Foto: Red Bull Content Pool)

Fernando Alonso, sétimo: Alonso vê Aston Martin em “posição não muito diferente” da Austrália no Japão

Oscar Piastri, oitavo: Piastri fala em “dia ok” no Japão, mas aponta: “Duro fazer boa leitura do ritmo de todos”

Yuki Tsunoda, nono: “É ótimo voltar à Suzuka diante do público japonês. Curti muito e foi ótimo. Foi um primeiro dia positivo para nós. Acho que começamos bem no Tl1, terminando no top-10, mostrando que o ritmo está lá. O assoalho atualizado mirava as curvas de baixa velocidade, mas aqui são mais curvas de média para alta, então não estávamos esperando muita coisa. Juntos, vamos afinar algumas áreas onde temos margem de melhora antes do TL3, reunir tudo para a classificação e focar em extrair performance. Foi muito especial e é só sexta-feira, então estou ansioso em dar tudo de mim e lutar para atingir nosso máximo”.

Lando Norris, décimo: Norris lamenta pouco tempo de pista na sexta-feira no Japão e vê McLaren “razoável”

Esteban Ocon, 11º: “Hoje trabalhamos para entender como o carro se comporta com algumas das atualizações que trouxemos. Durante o treino livre 1 tudo parecia estar de acordo com nossas expectativas. Pretendíamos tentar algo diferente para o treino livre 2, mas não conseguimos fazer isso por causa da chuva. Devido a essas limitações, é difícil ter uma visão completa, mas veremos o que podemos aprender e analisar durante a noite para nos prepararmos para o TL3 e para a classificação”.

Alex Albon, 12º: “Foi um dia um pouco chato. Tivemos um TL1 em que não estávamos muito felizes com o carro e ainda é preciso encontrar um pouco de desempenho. Fizemos algumas mudanças que deveriam ter tornado tudo melhor, mas obviamente não encontramos nada. Então vamos para o TL3 sem muitas informações e vamos tentar entender qual rumo o carro precisa ir. Nós continuamos fazendo algumas mudanças no TL2, ainda que não tenhamos ido para a pista, mas continuo acreditando que podemos melhorar muito”.

Nico Hülkenberg, 13º: “O TL1 foi bom, não me senti mal no carro, mas acho que as nossas expectativas para este fim de semana eram de seria uma pista complicada para nós com as curvas de alta velocidade e mudanças rápidas de direção. É uma pena em relação ao clima, especialmente para os fãs, que são tão entusiasmados em Suzuka. Eles mostram tanto amor e apoio, e, para nós, não poder dar um show completo a eles é um pouco triste, então lamento por isso. No TL2, não estava nem molhado e nem seco, era a pior sessão para carros de Fórmula 1. Tomara que possamos encontrar alguma performance ao longo da noite, mas precisamos ver o que podemos fazer”.

Oscar Piastri liderou o TL2 (Foto: McLaren)

Valtteri Bottas, 14º: “Foi ótimo voltar para a pista aqui em Suzuki para o que, no geral, foi um dia positivo para nós, apenas das condições climáticas mistas. As atualizações que trouxemos para essa corrida funcionaram como esperado, e a sensação dentro da equipe é que foi uma boa manhã. Uma pena que não tenhamos podido extrair o máximo do TL2, com a chuva nos impedindo de fazer qualquer volta significativa, mas fizemos uma quilometragem decente e reunimos informações úteis para trabalharmos ao longo da noite, e também treinamos nossos pit-stops. Ainda não conseguirmos rodar com os pneus macios no seco, mas tomara que possamos fazer isso na última sessão de treinos de amanhã para nos prepararmos para a classificação e tentar entrar no top-10”.

Lance Stroll, 15º: “Temos atualizações no carro aqui e é sempre bom testá-las na pista. Esta manhã, fizemos muitos testes aerodinâmicos. Depois, foi um dia meio lento com a chuva, então não fizemos muitas voltas hoje. Amanhã, o foco será a classificação. Temos uma ideia de onde queremos estar, mas vamos ver. É ótimo voltar ao Japão, diante de tantos fãs apaixonados. É uma pista brilhante para guiar com a velocidade das curvas e o fluidez da pista”.

Ayumu Iwasa, 16º: “Guiei em Suzuka muitas vezes, mas é uma sensação completamente diferente, incrível e especial fazer isso em um carro de F1. Tem muito mais capacidade para forçar e o limite do carro é muito mais alto. Consegui uma boa experiência para o futuro e aprecio a oportunidade. Sou super grato à Red Bull, Honda e a todas as pessoas da RB que me fizeram sentir em casa assim que entrei no hospitality. Não houve nenhum problema hoje e consegui um bom feeling com o carro logo de cara, então pude construir o ritmo mais rápido do que esperava, o que foi positivo. Além disso, acho que consegui um bom progresso com a equipe ao longo da sessão. A meta principal era coletar o máximo de dados possível para a equipe, então não devia forçar muito, pois era importante simplesmente fazer muitas voltas. Espero que tenha conseguido boas informações para o futuro. No fim, no meu segundo jogo de pneus, estava ganhando ritmo e sentindo como é pilotar o carro em Suzuka. Acho que alcançamos nossas metas e, para o resto do fim de semana, vou tentar ganhar mais experiência com a equipe. A pilotagem de hoje me dá confiança para seguir forçando”.

Pierre Gasly, 17º: “Tentamos algumas coisas no TL1 hoje, que foi o único momento que fomos para a pista hoje. Choveu um pouco durante a tarde e permanecemos na garagem por durante uma hora. Aprendemos muito sobre as novas peças na parte da manhã. Tudo funcionou conforme o esperado e temos alguns dados valiosos para analisar. Essa é sempre a coisa mais importante na prática, especialmente quando você tem atualizações que estão sendo utilizadas pela primeira vez. Veremos o que podemos fazer para melhorar o carro antes da classificação de amanhã. Não houve surpresas até agora e todos os olhos estão voltados para o resto do fim de semana”.

Guanyu Zhou, 18º: “Faz só alguns meses desde a nossa última visita, mas estar em Suzuka é sempre bom. As sessões de hoje foram bem diferentes por causa das condições mudando: reunimos muitas informações de manhã e ganhamos impressões valiosas, enquanto usamos a tarde chuvosa para praticar pit-stop. Nossa performance parece ser ainda mais forte aqui em comparação com os eventos anteriores, especialmente considerando que rodamos apenas com o composto médio e usamos o TL1 para experimentar com o acerto. A equipe, aqui e em Hinwil, fez um ótimo trabalho, já que nosso pacote parece funcionar como esperado, e acho que devemos seguir mirando o top-10 no resto do fim de semana. Vamos seguir trabalhando no carro e polindo o acerto para garantir que estaremos bem posicionados para uma classificação bem sucedida amanhã”.

Kevin Magnussen, 19º: “Acho que não começamos o dia bem com o equilíbrio do carro, saia muito de frente, e nós tentamos corrigir isso durante o TL1. Nós provavelmente precisávamos de uma mudança de acerto maior, então mudamos a asa traseira e algumas outras coisas também, então adoraríamos ter testado no TL2, mas choveu na sessão. Estava seco demais para os intermediários e molhado demais para os slicks. Então não rodamos. Tomara que o TL3 seja com pista seca amanhã antes da classificação, e, se esse for o caso, mão haverá problemas”.

Logan Sargeant, 20º: Sargeant explica acidente durante TL1 no Japão: “Coloquei o carro onde não devia”

Daniel Ricciardo, 21º: “Fiquei fora enquanto Ayumu rodava em casa no TL1. Preso no pit-wall durante a sessão, analisei muitos dados enquanto assistia onboards e ouvia aos comentários dos pilotos, então, com certeza, foi produtivo e sempre tem algo a aprender. No TL2, pulei no carro, mas foi uma grande frustração completar apenas algumas voltas por causa do clima. O clima era misto e isso fez com que não fosse bom o bastante para os intermediários e nem tampouco para rodar no seco. Não rodei tanto assim, então estou de dando um resumo do dia, que provavelmente poderia ter sido feito em poucos segundos. Olhando para a manhã, Yuki pareceu alcançar a velocidade rapidamente e ficou no top-10 durante quase toda sessão. Senti que provavelmente estamos na frente do pelotão intermediário. Nunca se sabe o que pode acontecer na classificação, mas parece que estamos onde esperávamos”.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.