Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP do Japão, 15ª etapa da F1

A sexta-feira (3) do Japão mostrou um contraponto ao que a temporada mostrava nas últimas semanas, com a Mercedes voltando a nadar de braçada em relação aos outros times. A diferença no TL2 foi de mais de 1s para a melhor não-Mercedes, que foi a Williams #77 de Valtteri Bottas

A sexta (3) do GP do Japão apresentou uma prévia que anima mais a Mercedes que as outras equipes. Lewis Hamilton e Nico Rosberg dominaram completamente as sessões. No TL1, deu Rosberg na frente; no TL2, Hamilton liderou com Nico a 0s240, e na terceira colocação, Valtteri Bottas ficou 1s201 distante.
 
Atrás da Mercedes, a sexta não deu um panorama tão decisivo, ainda mais pelos problemas. Se Bottas fez o terceiro tempo, Felipe Massa, com dificuldades de aderência, foi apenas 14º no TL2. Jenson Button ficou na quarta colocação, mas a McLaren de Kevin Magnussen ficou no oitavo posto. A Red Bull se viu nas posições cinco e dez, com Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo – que bateu ainda na primeira parte da sessão. Por fim, no pelotão da luta para estar atrás das flechas prateadas, a Ferrari teve Kimi Räikkönen e Fernando Alonso, respectivamente em sexto e sétimo lugar.
Lewis Hamilton em Suzuka (Foto: Getty Images)
O intruso no top-10 foi Daniil Kvyat, no nono posto. Jean Éric Vergne trouxe a outra Toro Rosso para a 11ª posição. Nico Hülkenberg seguiu, no 12º posto, trazendo Romain Grosjean no 13º. Atrás de Massa, Sergio Pérez, em 15º, mostrou mais uma vez que a Force India não é brilhante nas sextas.
 
Pastor Maldonado ficou com a 16º colocação, abrindo o caminho para as Sauber, as Caterham e as Marussia encerrarem o grid. Adrian Sutil, Esteban Gutiérrez, Marcus Ericsson, Jules Bianchi, Max Chilton e o batido Kamui Kobayashi encerraram a classificação. 

Confira as declarações dos pilotos:

MCLAREN
Jenson Button, quarto: "Tradicionalmente, ficamos atrás dos nossos rivais na sexta, então é legal ter esse desempenho. Naturalmente, ainda tem mais no que trabalhar, mas o carro funcionou bem. A primeira sessão não foi ruim, mas nós pudemos fazer algumas mudanças produtivas no carro conforme a pista ganhava mais aderência e a temperatura aumentava. A maior parte das mudanças foi em relação ao ritmo de corrida. 
 
Ainda há muita degradação, muita mudança de direção em alta velocidade, o que é típico de Suzuka e muito duro sobre os pneus. Já esperávamos isso. Certamente estamos chegando, o que é bom de ver. Espero que o clima fique seco, só quero vencer a corrida."
 
Kevin Magnussen, oitavo: "Suzuka é muito legal: alta velocidade e difícil de encontrar um limite. Quando você passa desse limite, pode ser muito fácil sair da pista. As sessões de hoje foram encorajadoras, também. Com as coisas parecendo boas, creio que o Q3 possa ser atingido por nós amanhã. Ainda temos trabalho a fazer para melhorar o carro quando anda com pneus duros, mas as coisas parecem melhores com os macios. Melhoramos o carro durante o dia, aqui é muito bom de guiar. O carro está contribuindo com isso."

RED BULL
 
Sebastian Vettel, quinto: "Acho que, definitivamente, podemos fazer mais do que um quinto lugar, mas talvez atinjamos o limite quando chegarmos ao terceiro posto! A Mercedes parece ser muito rápida aqui, mas acho que podemos melhorar, especialmente nos short-runs. Seria bom lutar com a Mercedesn na corrida. Quem sabe, se chover. Do contrário, será contra a Williams e a McLaren, que parecem mais fortes aqui, e a Ferrari."

FERRARI
 
Kimi Räikkönen, sexto: "Hoje não foi fácil, e a falta de aderência, especialmente pela manhã, não ajudou. Suzuka é uma pista rápida e complicada ara o carro e o piloto. No TL1, com pneus duros, nos concentramos em ajustes diferentes visando classificação ou corrida. À tarde, mudamos algumas coisas que melhoraram um pouco o controle do carro. Mas por causa das bandeiras amarelas e um problema técnico, eu apenas cnsegui completar uma boa sequência com pneus."
 
Fernando Alonso, sétimo: "É sempre legal andar em Suzuka, já que é um dos circuitos que provém  o maior prazer e entusiasmo para os fãs. Apesar das interrupções do TL2, conseguimos completar nosso programa sem problemas, trabalhar nos ajustes em condições secas e molhadas. No momento, a incerteza do clima faz impossível tomar muitas decisões, ainda que sobre os pneus. Aqui, comparado às outras pistas, a diferença entre os compostos é mínima e sua performance é similar."
TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat, nono: "Foi um dia difícil, mas eu gostei de finalmente ter andado aqui e pude aprender bastante a pista. Tive um pouco de dificuldades com o equilíbrio hoje, então ainda há trabalho a ser feito durante a noite. Mas estou confiante de que podemos melhorar o carro amanhã e esperançosamente tirar o máximo para a classificação de sábado e a corrida do domingo."
 
Jean-Éric Vergne, 11º: "Definitivamente foi uma sexta-feira difícil, com muito pouco tempo de pista. Não andar no TL1 não ajudou, mas devo dizer que Max fez um bom trabalho com o carro nesta manhã. À tarde, alguns problemas não me deixaram andar tanto quanto gostaria. Precisamos investigar e entender quais eram os problemas para encontrar uma boa solução. O lado positivo é que temos uma base para trabalhar em cima, então estou confiante de que podemos preparar um carro melhor para amanhã."

FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, 12º: "Os treinos de hoje foram bons, mesmo que no TL2 tenham tido várias bandeiras amarelas e vermelhas. Temos uma ideia do que precisamos nos concentrar para termos mais velocidade, e com sorte algumas mudanças no setup vão melhorar o equilíbrio do carro para amanhã. Não estou tão preocupado pela chuva que é esperada no fim de semana. No fim, estamos no mesmo barco no que diz respeito ao clima."
 
Sergio Pérez, 15º: "Foi um dia um pouco difícil porque perdemos muito tempo de pista. Significa que pudemos fazer apenas algumas voltas com cada composto de pneu, e acabei não andando com tanque cheio de combustível. Claro que se chover no domingo, isso não vai fazer muita diferença. Inicialmente, achei que estávamos bem com os pneus duros, mas ainda precisamos trabalhar para tirar o melhor do composto médio."
LOTUS
 
Romain Grosjean, 13º: "O E22 parece bom aqui, e é sempre fantástico guiar um F1 em Suzuka. Passamos muito tempo tentando acertar o freio, pela manhã. À tarde, foi bem mais direto. Vai ser interessante ver como o clima se desenvolve durante o fim de semana. Ficamos a uma pequena distância do top-10 hoje, o que sempre é positivo levando em conta nosso ritmo de corrida."
 
Pastor Maldonado, 16º: "Estou feliz com o dia. Não tivemos problemas com o carro, o único problema que eu tive foi a vibração do carro com os pneus duros no TL2. Suzuka é um ótimo circuito, e acredito que nosso carro paraceu bem razoável. Temos que melhorar o ritmo, e nosso carro pareceu razoável. Tenho um desafio maior, já que terei uma punição de dez posições por causa do sexto motor, mas se pudermos correr confiavelmente, então um bom resultado é possível."
SAUBER
 
Adrian Sutil, 17º: No TL1, nós temos problemas para encontrar o melhor acerto. Os pneus duros não funcionaram como esperávamos. Havia pouca aderência, o que tornou a nossa vida mais difícil para conseguir uma volta decente. No TL2, fizemos algumas alterações no acerto, o que melhorou muito o desempenho com os pneus duros, mas ainda estamos lutando com os médios.
 
No geral, o acerto ainda não é satisfatório. Nossos principais problemas ainda são com o motor, o que é decepcionante. Infelizmente, não vemos como poderemos mudar isso para amanhã.
 
Esteban Gutiérrez, 18º: Infelizmente, eu perdi o carro para a segunda sessão na curva 13. Com a velocidade que se alcança ali, é difícil evitar um impacto. Lamento muito pela equipe, mas estou certo de que vamos nos recuperar para a classificação.
 
Na primeira sessão, lutamos um pouco com o acerto do carro. Mas acho que conseguimos encontrar um bom caminho. Agora, precisamos analisar os dados e tentar deixar tudo pronto para amanhã.
MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 20º: Nós perdemos um pouco de tempo hoje pela manhã devido a um problema de confiabilidade, mas, apesar disso, tivemos um começo razoavelmente positivo para o fim de semana. Fizemos progressos com o carro, por isso acho que ter um desempenho ainda melhor na classificação e na corrida. 
 
Ainda há algumas incógnitas para o restante do fim de semana, como a situação climática aqui. Mas vamos cruzar os dedos para que possamos ter uma corrida boa aqui. De qualquer forma, é bom correr em Suzuka, que é um grande circuito.
 
Max Chilton, 21º: No geral, foi um bom dia para mim. Conseguimos melhorar o carro a cada saída para a pista e, no fim, obtivemos um bom acerto. Acho que amanhã, com mais tempo, teremos condições de melhorar ainda mais. Então, estou razoavelmente contente para o resto do fim de semana. A principal dúvida agora é realmente quanto ao tempo, mas vamos continuar com o nosso programa como planejado.
CATERHAM
 
Marcus Ericsson, 19ª: "Estou feliz. O TL1 foi como planejado, seguindo o programa, tentando a nova asa fronteira durante as última sequência de voltas com pneus usados. No TL2, voltamos à asa fronteira antiga, foi uma boa sessão. Completamos muitas voltas, é bem legal guiar aqui. Temos algo de onde partir. Se você olhar para a diferença de quem está à nossa frente, acho que estamos melhor que antes.
 
"Tenho ótimas memórias dessa pista: já fiz pole e venci aqui na chuva e no seco, e sempre fui rápido, desde 2009, então é ótimo voltar. A pista é ótima já para guiar por um F3, por um F1 é incrível."
 
Kamui Kobayashi, 22º: "Não foi o melhor começo em meu GP de casa. Depois de não participar no TL1, perdi a traseira logo na primeira saída do TL2. Foi o fim do dia para mim, já que bati. É uma pena, mas pelo menos temos amanhã. Não temos muito tempo, a sorte é que conheço muito bem a pista. Vamos ver o que acontece."
 
Roberto Merhi: "Nosso objetivo pela manhã foi continuar a nos acostumarmos com o carro, e saiu como planejado. Não nos arriscamos e nem forçamos. Estou satisfeito com minha performance, melhorei ao mesmo tempo que aprendi a pista. Devo dizer que Suzuka é um excelente circuito, eu realmente gostei daqui. E conseguimos colocar nossos dois carros à frente de nossa principal competidora."

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.