De olho em briga com Mercedes e Ferrari, Red Bull lança RB14 com pintura especial para pré-temporada
Se Haas e Williams chamaram atenção pelo desenho dos carros, a Red Bull inovou foi na pintura: a equipe austríaca apresentou o RB14 em tons de azul marinho e branco. O layout, todavia, é provisório e será visto apenas na pré-temporada
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Na sequência de Haas e Williams, a Red Bull foi a terceira equipe a apresentar, na manhã desta segunda-feira (18), o carro para a temporada 2018 do Mundial de F1. Daniel Ricciardo e Max Verstappen vão pilotar um carro que, na verdade, nem pintura definida tem. A equipe dos energéticos divulgou o bólido em tons de azul marinho e branco – trata-se de uma pintura especial para os testes de pré-temporada em Barcelona.
A manobra de usar pintura provisória não é inédita na história da Red Bull. Em 2015, o RB11 veio ao mundo em preto e branco, com um layout feito especialmente para esconder qualquer inovação técnica. Durante o ano, a pintura voltou a ser a de costume. No caso de 2018, a pintura principal vai ser revelada dentro de uma semana, nos testes em Barcelona, mas para ser utilizada apenas no GP da Austrália.
Em termos de desenho do carro, o RB14 não traz grandes diferenças na comparação com Haas e Williams. Assim como nos carros vistos anteriormente, o RB14 tem o Halo como protagonista, mesmo que visualmente mais sutil do que antes imaginado. Outra mudança é a ausência – ou diminução – da barbatana de tubarão, proibida após retorno relâmpago em 2017.
Outro aspecto que chama atenção é a maior presença da Aston Martin. A marca britânica virou a principal patrocinadora da Red Bull, intensificando uma parceria técnica em 2016.
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O RB14 tem recebido elogios de quem acompanha a criação e causa enorme otimismo na fábrica de Milton Keynes. “Estamos prontos para 2018", afirmou há algumas semanas o consultor Helmut Marko. "No ano passado nós tivemos problemas técnicos no começo da temporada, mas agora está tudo caminhando conforme o previsto. Tenho certeza de que vamos ser competitivos desde o primeiro teste. Vamos continuar a boa sequência que tivemos no último terço de 2017”, falou em entrevista à revista alemã ‘Sport Bild’ há algumas semanas.
O otimismo se confirma ainda que o motor Renault siga atrás do produzido pela Mercedes. “A Red Bull pode ser campeã com um motor inferior. Isso é algo que foi demonstrado em quatro ocasiões. E quero o título o quanto antes possível”, comentou Verstappen, fazendo menção aos títulos consecutivos conquistados entre 2010 e 2013, ainda com os propulsores aspirados, substituídos desde 2014 pelas unidades de potência V6 turbo de 1,6 L.