Dennis dá nota 5 para desempenho da McLaren em 2016: “Não ganhamos corridas, mas estamos no rumo certo”

Presidente do Grupo McLaren, Ron Dennis está longe de estar satisfeito com a forma de uma equipe que já conquistou oito títulos do Mundial de Construtores e outros 12 do Mundial de Pilotos. Assim, o dirigente entende que o time passou de ano, mas ‘raspando’. Mas o britânico traz grandes esperanças de melhora para a temporada 2017

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na ‘Escolinha do Professor Ron Dennis’, a McLaren levou apenas nota 5 pelo desempenho na temporada 2016 do Mundial de F1. A equipe de Woking, é bem verdade, melhorou substancialmente em relação ao ano passado, o primeiro da reedição do casamento vitorioso com a Honda. Neste ano, o time está em sexto lugar no Mundial de Construtores com 62 pontos conquistados em 17 GPs até o momento, com Fernando Alonso garantindo o melhor resultado do ano, quinto lugar no GP de Mônaco. Em 2015, foram apenas 27 pontos em 19 GPs na temporada.
 
Mas o presidente do Grupo McLaren está longe de enxergar o desempenho do time com satisfação. Até porque a McLaren está longe de ser um mero coadjuvante na F1 por todo o seu histórico: 20 títulos mundiais, sendo oito de Construtores e 12 de Pilotos. Já se vão quase quatro anos da última vitória da equipe, conquistada por Jenson Button em Interlagos.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Para Ron Dennis, a McLaren não merece mais que nota 5 pelo desempenho em 2016 (Foto: Getty Images)
Assim, para Ron Dennis, a McLaren passou de ano. Mas ‘raspando’. “Cinco. Não somos bons o bastante. Estamos aqui para vencer corridas e não o fizemos, mas estamos no rumo certo”, salientou o dirigente em entrevista à emissora britânica Sky Sports.
 
E o rumo certo, para Dennis, se traduz nas perspectivas positivas para 2017, ano em que a F1 viverá uma pequena revolução com a adoção de um novo regulamento técnico, que compreende carros mais agressivos e também pneus mais largos, tornando a pilotagem mais desafiadora aos competidores. O executivo se mostrou confiante no trabalho da McLaren e da Honda para o ano que vem.
 
“Nosso novo motor já está no banco de provas agora, meses antes que o do ano passado. Estamos bem avançados no carro e demos passos muito bons. Como todo mundo disse, os carros vão ser 4s, talvez entre 5 a 6s mais rápidos, e acho que eles vão fazer os grandes pilotos brilharem”, previu.
 
Dennis comentou também sobre o ano sabático que Button vai tirar em 2017, dando oportunidade para Stoffel Vandoorne ser o titular da McLaren ao lado de Alonso.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Todos nós cansamos mentalmente e, para um piloto, se trata de um cansaço físico e mental. Gostaria de ver como ele vai estar dentro de quatro meses. Acho que ele vai estar bem chateado, talvez estará novamente com vontade, e acho que a oportunidade para que ele volte existe”, comentou o empresário, que justificou a renovação de contrato com Button por dois anos.

 
“Queremos que ele se envolva por completo em tudo o que a gente desenvolver, de modo que precisávamos evitar que as informações fossem para outra equipe. Querer que ele se envolva significou tê-lo sob contrato, e isso é o que fizemos. É difícil prever o que vai acontecer em 2018, mas não acho que ter três grandes pilotos vai ser algo ruim. Vou me preocupar sobre a decisão quando tiver de tomá-la”, finalizou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.