Diretor da FIA destaca colaboração com Indy no quesito segurança e admite influência do Windscreen na F1

Laurent Merkies, diretor de segurança da FIA, admitiu que o órgão máximo do automobilismo internacional está acompanhando de perto o desenvolvimento do windscreen na Indy. No futuro próximo, inclusive, a proteção adotada nos Estados Unidos pode ter influência no Halo da F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Qual a possibilidade de F1 e Indy adotarem um mesmo esquema de proteção de cockpit? No momento, nenhum. Enquanto a F1 está a apenas alguns dias de começar a apresentar os carros dotados do Halo para a temporada 2018, a Indy testa o Windscreen e se prepara para adotá-lo no próximo ano. Mas, no futuro, existe uma chance real que isso aconteça.

 
Pelo menos foi o que falou Laurent Merkies, diretor de segurança da FIA. O francês afirmou que o órgão máximo se encontra frequentemente com delegados das grandes categorias do automobilismo mundial que não são chancelados por ela – inclusive a Indy – para falar sobre o assunto. Adaptar um esquema ao outro é algo que está sob consideração.
 
"Claro que vimos. Trabalhamos em estreita colaboração com todos os demais ligados ao automobilismo. Nos reunimos pelos menos quatro vezes ao ano com a Indy, a Nascar, o V8 Supercars… Isso para discutir segurança. Sabemos que estamos explorando um caminho novo", explicou.
 
Apesar dos diferentes caminhos adotados no primeiro momento, Merkies apontou que a colaboração mútua entre F1 e Indy está a pleno vapor.
Scott DIxon testou o Windscreen em seu carro em Phoenix (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"É muito bom que a Indy se esforce para buscar soluções e talvez algum dia possa complementar o trabalho que estamos fazendo. Nós facilitamos as soluções baseadas em todo trabalho de testes de impacto que realizamos e nos reunimos com a companhia que fabrica os parabrisas graças a eles. É assim que uns podem beneficiar o outro e vice-versa", falou.

 
"A pergunta é: contra o que está se protegendo? Não há uma verdade absoluta, ninguém está errado e ninguém tem razão. Você escolhe contra o qe quer se proteger. É muito bom que um campeonato como a Indy esteja se envolvendo nisso e, como eu disse, estramos trabalhando junto a eles", encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.