Em grave crise financeira, Sauber volta a atrasar salários de funcionários e admite: “Estamos numa situação precária”

Monisha Kaltenborn disse, depois que confirmou o pagamento na íntegra dos salários de fevereiro, que o atraso não se repetiria mais na Sauber. Mas aconteceu o contrário. Segundo o diário suíço ‘Neue Zurcher Zeitung’, a equipe atrasou o pagamento de março, informação confirmada pela assessoria de imprensa da escuderia

A crise financeira da Sauber, equipe de Felipe Nasr e Marcus Ericsson na F1, parece não ter fim. Antes mesmo do início da temporada, o sinal de alerta ligou em Hinwil com um acontecimento até então inédito desde que o time faz parte do Mundial de F1, há 23 anos: a equipe atrasou parte dos salários dos funcionários em fevereiro. E tal situação voltou a se repetir no último mês.
 
É notória a fase aguda da crise financeira enfrentada pela escuderia suíça. A Sauber foi a única dentre as 11 equipes do grid que apresentou seu novo carro, o C35, apenas na segunda sessão de testes de pré-temporada, num atraso que representou apenas quatro dias de testes, contra oito das outras equipes, o que é sempre um déficit considerável neste início de temporada.
 
Na esteira do atraso da concepção e lançamento do C35, a Sauber também teve de lidar, em fevereiro, com o atraso de parte dos salários dos seus mais de 300 funcionários. À época, Monisha Kaltenborn, chefa da escuderia suíça, confirmou a informação e justificou o atraso ao citar problemas técnicos ao receber dinheiro dos patrocinadores.
Crise na Sauber tem novo capítulo: os funcionários estão com os salários de março atrasados (Foto: Beto Issa)
"Sim, isso está certo. Parte dos salários de fevereiro ainda está pendente. Me arrependo imensamente disso. É uma pena. Com a transferência de grande quantidade de dinheiro de patrocínio vindo de fora, houve alguns problemas técnicos com a remessa", disse a dirigente.
 
"Vamos resolver logo. Vamos controlar os problemas atuais e sair dessa situação infeliz. Lutaremos e sairemos disso, assim como nos últimos anos", encerrou.
 
Os salários de fevereiro, pagos em março, acabaram sendo quitados, ainda que com atraso. Mas abril, quando os funcionários do time têm de receber os salários referentes ao último mês, trouxe outra novidade amarga. Segundo o diário local ‘Neue Zurcher Zeitung’, a situação novamente se repetiu. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da equipe.
 
“Os problemas das últimas semanas ainda não foram totalmente resolvidos. Nós estamos vivendo atualmente numa situação precária”, informou o assessor, Robert Hopoltseder. Kaltenborn pediu desculpas. "Lamento o atraso e peço desculpas. Tenho de agradecer ao pessoal pela compreensão e lealdade durante este tempo tão difícil", comentou a chefe da Sauber.
 
Monisha não esteve com a Sauber no último fim de semana do GP do Bahrein e alegou motivos pessoais para sua ausência. A advogada indo-austríaca permaneceu na Europa para buscar dinheiro para a equipe. Em suas palavras, durante entrevista ao diário suíço ‘Blick’, Kaltenborn disse que “nós estamos num processo para amenizar a situação atual e procurar uma solução duradoura para os problemas”, partindo em busca de uma participação majoritária na equipe.
 
Os rumores apontam em várias direções. A longa parceria da Sauber com a Ferrari pode resolver o enigma e garantir a continuidade da equipe. Especula-se sobre uma possível venda das estruturas de Hinwil para os italianos, que rebatizariam a construtora como Alfa Romeo – um sonho para a trupe de Maranello. Uma parceria com empresários suecos, conterrâneos do piloto Marcus Ericsson, também é cogitada, por meio da empresa Tetra Pak.
 
No último GP do Bahrein, Nasr não escondeu a insatisfação com o desempenho do carro depois de um fim de semana extremamente difícil. Felipe cruzou a linha de chegada em 14º depois de ter largado em 21º.
 
“Largando do fim do grid, é positivo que a gente tenha conseguido avançar algumas posições. Fiz o melhor que pude, mas o resultado foi o máximo possível hoje já que novamente briguei muito com o carro. Nós temos de analisar cada detalhe para melhorar para a próxima corrida”, explicou. 
 
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