FIA e Liberty Media decidem vetar mudança de nome à Force India para temporada 2018 da F1

A equipe comandada por Vijay Mallya vai ter de esperar pelo menos mais um ano para mudar de nome. A intenção do time anglo-indiano recebeu uma ducha de água fria da FIA e também do Liberty Media, dono da F1. A ideia era de trocar de nome e suprimir o ‘India’ para tornar a imagem da escuderia mais internacional e, na esteira disso, mais atraente aos patrocinadores

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Não vai ser em 2018 que a Force India vai mudar de nome. Tanto a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) como o Liberty Media, dono e gestor da F1, vetaram a alteração, que era um desejo da cúpula chefiada por Vijay Mallya. A intenção da equipe baseada em Silverstone era suprimir o nome ‘India’ com a ideia de tornar sua imagem mais internacional e, por consequência, atrair mais patrocinadores ao redor do mundo. Desta forma, a Force India terá de esperar pelo menos até 2019 por uma mudança.

 
De acordo com a FIA, nem a entidade e tampouco o Liberty Media receberam uma solicitação de mudança de nome antes do começo da temporada. E uma vez que a troca está vetada durante o campeonato, só mesmo no Mundial do ano que vem é que os comandados de Vijay Mallya vão poder ostentar outro nome.
A Force India vai manter o nome ao longo da temporada 2018 da F1 (Foto: Force India)
A escuderia anglo-indiana completa neste ano uma década de presença no Mundial de F1, já marcou uma pole-position (com Giancarlo Fisichella, em 2009) e cinco pódios, além de ser a quarta melhor equipe do Mundial de Construtores nos dois últimos anos. Um feito, considerando o orçamento bastante restrito. Estima-se que o valor a ser gasto pela Force India em 2018 é cerca de quatro vezes menos o orçamento da Mercedes, a melhor equipe do grid desde 2014.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ao longo do ano passado, o único nome ventilado como alternativa de mudança foi o Force One — ou Force 1. No entanto, dentre as alcunhas propostas pela equipe, o fato é que a nova imagem poderia ser confundida com o logo da própria F1. E isso atrasou o processo, de forma que impediu uma mudança de nome já para esta temporada.

 
Um indicativo de mudança neste ano foi a ausência do nome ‘Force India’ durante a apresentação do VJM11 de Sergio Pérez e Esteban Ocon às vésperas dos testes de pré-temporada, em Barcelona. Fontes ligadas à escuderia de Silverstone sugeriram que o novo nome poderia ser definido e divulgado na semana do GP inaugural da temporada, na Austrália. Mas a troca não vai acontecer neste ano.
”RECOMEÇA A BRIGA”

MERCEDES COMEÇA TEMPORADA AINDA À FRENTE DA FERRARI

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.