Hülkenberg reflete sobre carreira na F1 e diz que “paciência está acabando” de tanto esperar pela primeira vitória

Nico Hülkenberg, há muito considerado um dos melhores de sua geração, já largou 102 vezes na F1 e nunca conquistou um pódio, que dirá vitória. E os vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2015 admite: está cansando de esperar

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O tempo está passando para Nico Hülkenberg. Na F1 desde 2010 – com um ano de geladeira em 2011 -, Hülkenberg nunca teve seu talento questionado. É um dos pilotos mais capazes da geração pós-Sebastian Vettel, mas vê os anos se enfileirando sem que as chances em equipes grandes apareçam. Assim, já são 102 largadas na F1 sem uma vitória sequer. Pior que isso: sem um pódio. Ele mesmo reconhece que a paciência está acabando.

 
A vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2015 que o fez o primeiro piloto ativo da F1 em mais de 20 anos a vencer a mais laureada prova de longa duração do mundo parecia um novo ponto de partida – não foi. Escanteado no meio do pelotão de uma Force India que tentava ainda engrenar, se viu no limbo da F1 após a glória no WEC. Quando a equipe finalmente foi – e Sergio Pérez com ela -, Nico patinou. Ainda patina. 
 
É uma situação que levanta a questão: sem brilhar e sem grandes equipes no horizonte, Hülkenberg vai precisar sair da F1 para ser o piloto que seu talento prometeu que seria? Perguntado sobre quando terá uma primeira vitória no Mundial, disse que espera logo, não pode controlar tudo, uma resposta um tanto quanto política. Mas no fim, admitiu que está cansando de esperar.
 
"Espero que venha logo. Na F1, aprendi que muitas coisas não estão em meu poder ou controle. Claro que posso controlar e ter um efeito no que eu faço com a minha performance na pista, mas além disso há vários fatores sobre os quais eu não tenho ingerência. Estou concentrado no que posso fazer, mas já estou aqui há alguns anos. Minha paciência está acabando, então espero que seja logo", brincou. Ou não.
Nico Hülkenberg (Foto: Force India)
Depois, falou sobre a meta da Force India para o resto do ano. O carro, que começou o ano dando pinta de decepção, agora anda forte. Os 39 pontos de Pérez e 20 dele deixam o time na quinta colocação do Mundial de Construtores, exatamente onde querem estar. E Hülk aposta em time forte o bastante para pontuar em todas as corridas. 
 
"Queremos continuar indo bem e consolidar o quinto lugar que conquistamos ano passado. Somos P5 agora, mas ainda restam 14 corridas. É uma distância grande. Creio que agora temos um carro que nos permite estar no top-10 em cada corrida e simplesmente somar pontos e pontos e pontos", disse.
 
Por fim, Nico falou sobre a justiça na F1. Isso porque Force India e Sauber estão esperando uma resposta da União Europeia sobre a reclamação formal que fizeram sobre a distribuição financeira que a F1 faz entre as equipes. Para o piloto, a quantidade de dinheiro e política envolvidos acaba fazendo com que a justiça no esporte fique no segundo plano. 
 
"É difícil. às vezes, sim; às vezes, não. É esporte, muito dinheiro está envolvido, algumas vezes é bem político também. Provavelmente não é muito justo", encerrou.
 
A F1 segue em dois domingos, 3 de julho, com o GP da Áustria.
 
PADDOCK GP #34 ENTREVISTA CHRISTIAN FITTIPALDI E FALA SOBRE LE MANS E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.