Hülkenberg vê “tática comum” de Alonso com Russell na Austrália, mas na “curva errada”

Nico Hülkenberg avaliou que Fernando Alonso tentou uma manobra comum contra George Russell no GP da Austrália, mas na curva errada

Nico Hülkenberg afirmou que não ficou “muito impressionado” com a atuação de Fernando Alonso no GP da Austrália. O titular da Haas considerou que o espanhol usou uma “tática comum” com George Russell, mas “na curva errada”.

Nas voltas finais da corrida em Melbourne, Alonso e Russell se envolveram em uma disputa acirrada pela sexta posição. Enquanto tentava chegar no asturiano, o dono do carro #63 se assustou com a aproximação repentina em relação ao carro esmeraldino na entrada da curva seis, perdeu o controle do W15 e bateu violentamente na barreira de proteção.

Após análise da telemetria, os comissários culparam o espanhol por “manobra incomum” de desaceleração, algo que ele não havia feito em nenhuma volta anterior ao longo de toda a prova e, por isso, puniram o companheiro de Lance Stroll com 20s acrescidos ao tempo final de prova.

Na visão de Hülkenberg, a manobra de Alonso não foi nada incomum na Fórmula 1, mas o ponto da pista acabou por ocasionar uma situação mais perigosa.

George Russell no muro após lance com Alonso (Foto: Reprodução/F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“A minha visão pessoal e de quando vi tudo, é que não fiquei muito impressionado com a tática de Fernando, para ser sincero, porque Melbourne, no fim das contas, é meio que um circuito de rua”, disse Hülkenberg. “Lá é meio estreito. Chegamos naquela curva a 260, 270 km/h. É uma saída cega. E, sabe, se por qualquer razão, o sistema de bandeiras ou alguém atrasado, um de nós teria atingido George de lado, acho que o desfecho e a forma como ele se sente seria um pouco diferente”, seguiu.

“Essa tática é bom comum na Fórmula 1, mas naquela curva em particular, com aquela velocidade, com a saída cega, acho que é a curva errada para fazer isso e produziu uma situação perigosa”, avaliou.

O titular da Haas sublinhou que a manobra não é particularmente um problema, mas o local acabou criando uma situação perigosa.

“Acho que é uma faixa de velocidade errada, a curva errada. E acho também que a mudança, a desaceleração foi grande, obviamente. É fácil reagir de forma exagerada e perder a traseira do carro, como aconteceu com George”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 da quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.