Massa expressa preocupação e critica escolha de pneus da Pirelli para GP do Brasil: “É muito perigosa”

Felipe Massa não gostou da escolha feita pela Pirelli para o GP do Brasil. Em Interlagos, a fabricante vai disponibilizar os pneus médios e duros. Para o brasileiro, a escolha é perigosa

Felipe Massa expressou preocupação e criticou a decisão da Pirelli com relação aos compostos para o GP do Brasil, que acontece no início de novembro. A fabricante italiana revelou no fim da semana passada que a opção para Interlagos será a combinação entre os pneus médios e os duros. Para o brasileiro, a escolha parece não oferecer a aderência suficiente para o traçado paulistano, que está sendo recapeado para a edição deste ano da corrida, além de outras melhorias.

Felipe Massa criticou escolha da Pirelli dos compostos para GP do Brasil (Foto: Getty Images)

O piloto da Williams ainda foi mais longe e declarou que seleção dos pneus é perigosa. "É muito, muito perigoso. Antes de tudo, Interlagos nunca foi uma pista para pneus duros e médios, é uma pista onde até podemos usar os macios e os supermacios. Mas se é para ser conservadora, então a opção poderia ser macio e médio. Eu não tenho ideia do motivo para escolherem médio e duro, isso é completamente inaceitável", explicou Felipe em declaração à revista alemã 'Auto Motor und Sport'.

"Interlagos é um lugar onde pode ter chuva, é um circuito onde podemos ter baixas temperaturas, é um traçado onde talvez você precise arriscar colocando pneus para pista seca, então, com esses compostos, será tão difícil quanto perigoso, por isso ainda não entendo essa escolha. Eles estão mudando o asfalto, normalmente qualquer que seja o asfalto novo, tudo fica mais fácil. Realmente, não tenho ideia do motivo da escolha por esses pneus", concluiu.

Não foi só Massa que estranhou a escolha da fornecedora de Milão. Fernando Alonso também questionou a opção. "Se você olhar as escolhas para as próximas corridas, elas são um pouco esquisitas. É uma grande surpresa ver que a Pirelli optou pelos médios e duros para o GP do Brasil. Certamente, é uma decisão deles, mas acho que temos de ajudá-los nesse ponto", acrescentou o piloto da Ferrari.

Perguntado sobre os comentários de Massa sobre a escolha dos pneus, Paul Hembery, o diretor-esportivo da marca italiana, afirmou que os pneus duros já foram usados antes na pista paulistana. "Historicamente, sempre levamos os pneus duros para lá. Agora, há um novo asfalto, então teremos de checar novamente. Se houver algum problema técnico, então vamos conversar sobre isso", afirmou o dirigente inglês.

Neste ano, todos os compostos são ligeiramente mais duros que ano passado, portanto apresentam menos desgaste e maior dificuldade para o aquecimento. Em 2013, a escolha da Pirelli foi exatamente pelos médios e duros, repetindo a opção do ano anterior. Só em 2011 que a combinação foi macios e médios. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.