Massa revela que caiu por emoção e que chegou a repensar carreira: “Será que eu sirvo pra isso?”

Felipe Massa se emocionou ao ver o público nas arquibancadas de Interlagos gritando seu nome após o fim do GP do Brasil, no último domingo. Seu choro foi de muito desabafo: “Mais pelas dificuldades do que pelas alegrias”, lembrando o começo da temporada

 Victor Martins: quando Massa caiu, foi de chorar por orgulho, não por dor

A F1 foi cercada de momentos emocionantes no GP do Brasil, o último da temporada de 2012, disputado no domingo (25), em Interlagos. Além da celebração do tricampeonato de Sebastian Vettel, a despedida definitiva de Michael Schumacher das pistas e do adeus de Lewis Hamilton da McLaren, São Paulo viu, também, Felipe Massa chorar diante do público presente nas arquibancadas do autódromo. Terceiro colocado na corrida, o brasileiro fechou a temporada em grande fase e sepultou de vez os momentos difíceis que marcaram a sua primeira metade de campeonato.

Massa foi duramente criticado por sua performance antes das férias de verão — reconhecida por ele próprio como fraca, muito ruim. Até o GP da Hungria, o último antes da pausa em agosto, Felipe só tinha 25 pontos conquistados e era o 14º colocado na temporada. Aí veio a reação. Com ajuda psicológica, o apoio da família e o respaldo irrestrito da Ferrari, Massa voltou a ser Massa. Foram 97 pontos entre os GPs da Bélgica e do Brasil, com destaque para o segundo lugar em Suzuka e o terceiro em Interlagos.

Reação renova confiança de Massa, que define fase ruim como "experiência de vida"
Ferrari almeja carro vencedor desde o início de 2013 para pagar dívida com Alonso e Massa

Felipe Massa não conteve a emoção diante do público em Interlagos (Foto: Shell GP/Getty Images)

Antes mesmo de acompanhar Jenson Button e Fernando Alonso e subir ao pódio, onde foi entrevistado pelo tricampeão Nelson Piquet, Felipe se emocionou com o carinho do público nas arquibancadas e se lembrou de todas as dificuldades vividas em um ano que, depois de quase perder a vaga na Ferrari — que chegou a conversar com Mark Webber — marcou sua volta por cima no automobilismo.

Em entrevista ao programa Bem Amigos, do canal por assinatura ‘SporTV’, Massa revelou que chegou até mesmo a se questionar como piloto. “Foi uma emoção muito grande, mas não foi só isso. Aquele choro era mais pelas dificuldades do que pelas alegrias. Tomei muita porrada e cheguei até a pensar: ‘Será que eu sirvo pra isso?’.”

► Confira as melhores imagens do GP do Brasil de F1

Nessa volta por cima, Massa reconhece que a ajuda psicológica foi fundamental para voltar a ser o piloto competitivo que lutou até a última volta pelo título mundial de 2008, lá mesmo, em Interlagos. “E aí eu comecei a pensar e estudar, até a trabalhar um pouco mais a minha cabeça que naquele momento já tinha ido para o espaço, e aí eu comecei a raciocinar de novo e a voltar ao caminho que sempre tive e trabalhei em todas as categorias e na F1 até esses anos complicados”, disse.

Em relato emocionante, Felipe recordou detalhes que antecederam um dos momentos mais emocionantes da sua carreira e de Interlagos, palco de duas das vitórias mais emocionantes da sua carreira. “Na volta para os boxes, eu estava normal. Eu fui dar os parabéns para o Vettel, tirei o pé e esperei ele chegar, e estava curtindo aquele momento. Mas na hora em que desci do carro e olhei toda a arquibancada olhando meu nome, minha família, minha mulher, meus amigos, todos os meus mecânicos e minha equipe emocionados comigo, ali eu caí.”

Felipe Massa protagonizou, ao lado de Nelson Piquet, um dos momentos mais emocionantes em SP (Foto: Ferrari)

Galvão Bueno, apresentador do programa, contou que a mulher de Massa, naquele instante, começou a pedir que “alguém me ajude, alguém me ajude que ele vai apagar”, e o brasileiro emendou que “nunca me vi nessa situação”. “Eu não me lembro chorando dessa maneira. Vocês viram no pódio só, porque não mostraram antes, mas desde a hora que eu saí do carro até a hora em que fui abraçar todo mundo, subi para o pódio e fiquei lá em cima, eu não parava de chorar e gritava. Eu não estava entendendo o que estava acontecendo e realmente eu caí.”

Massa foi decisivo para que a Ferrari conseguisse superar a McLaren e terminar 2012 como vice-campeã do Mundial de Construtores, com 400 pontos. Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, disse que se sente em dívida por tudo que Felipe e Alonso fizeram na pista e prometeu oferecer à dupla, desde o início de 2013, um carro capaz de vencer corridas e disputar o título.

 Por que Schumacher não foi o mesmo? Confira análise na Revista WARM UP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.