Terceiro em Interlagos, Massa chora de coração por ano em que tomou “porrada de todo lado”

Muito emocionado, Felipe Massa não escondeu a alegria pela terceira colocação do pódio no Brasil. E lembrou do período difícil que atravessou na temporada 2012, especialmente na primeira parte do ano

► Confira as melhores imagens do domingo em Interlagos

2012 não foi um ano fácil para Felipe Massa. Ainda mais na primeira parte da temporada. Sem o mesmo ritmo do companheiro Fernando Alonso e com resultados pouco expressivos em performances abaixo da crítica, o brasileiro foi severamente criticado, principalmente pela imprensa italiana, que pedia insistentemente a substituição imediata do piloto. A virada no campeonato aconteceu logo depois das férias do verão europeu. Vindo para o “tudo ou nada”, Massa pôs na cabeça que teria de reverter o quadro a todo custo. A estratégia, ao que parece, deu certo.

Foram dois pódios – no Japão e no Brasil – e 97 pontos somados na segunda metade do campeonato, a partir da corrida da Bélgica. Ainda no pódio em Interlagos, o brasileiro não escondeu a emoção, chorou, pediu desculpas e lembrou o início difícil e da volta por cima. “Acho que foi um momento muito emocionante para mim, correr aqui no Brasil, onde tudo aconteceu ao mesmo tempo. Tive um começo de ano impossível, muito difícil psicologicamente, tomando porrada de tudo quanto é lado. E depois de agosto, sentei e falei: ou vai ou não vai”, disse o piloto em entrevista coletiva logo após a corrida em São Paulo, onde cruzou na terceira colocação. 

Massa foi o tercerio colocado no GP do Brasil deste domingo (Foto: Carsten Horst/Hyset)

“O importante é fazer aquilo que você gosta. E a partir do momento que passei a pensar assim, eu voltei a ser competitivo, a fazer aquilo que eu sei, do jeito que eu sei, como sempre soube, em todas as categorias que eu fiz”, completou.

Felipe ainda ressaltou que seu maior desejo é manter a boa fase também em 2013 e voltar a se divertir com a F1. “Estou preparado para o ano que vem e, sem dúvida, espero um ano completamente diferente daquilo que eu vinha fazendo até agosto e fazer aquilo o que a gente vem fazendo agora, sendo competitivo e me divertindo. Acho que essa é a palavra certa”, acrescentou o piloto, que tem pela frente mais um ano de contrato com a Ferrari, temporada em que vai novamente dividir os boxes com Fernando Alonso.

Massa também falou da maluca corrida deste domingo em Interlagos. Disse que a estratégia de pits comprometeu o resultado, mas se disse contente com o resultado final. “Foi uma corrida onde tudo aconteceu. Tive uma excelente largada, depois acabei perdendo posições numa pista úmida. Acabei indo para uma estratégia que não funcionou, ficando na pista esperando parar de chover, e não parou”, explicou. 

“Todo mundo trocou de pneu, e acabei indo para trás, em 11º, acho. E aí vim, fui ganhando posições, ultrapassando carros, fazendo uma excelente corrida do meio para a ponta. Daí para a frente, fiz uma corrida emocionante, ultrapassei muitos carros. Tentei ajudar Fernando dando a [segunda] posição para ele, porque, naquele momento, ele ainda tinha uma chance de vencer o campeonato”, continuou.

A ajuda a Alonso custou o segundo lugar, mas um raramente emocionado Felipe se disse mesmo feliz por correr no Brasil, diante de sua torcida, e quase foi às lágrimas novamente, como havia feito no pódio. “Acho que a corrida poderia ter acabado de forma diferente para mim, mas a única coisa que eu tenho a dizer é que eu amo essa torcida, amo correr aqui. Nunca tinha chorado tanto desse jeito. Eu peço desculpas pelo que aconteceu, mas foi de coração”, concluiu.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.