No dia em que completa 30 anos, Vettel se apresenta à FIA em Paris em reunião para avaliar ‘briga de trânsito’ em Baku

O empolgante GP do Azerbaijão ainda está longe de acabar. Sebastian Vettel vai comparecer à FIA nesta segunda-feira, em Paris, logo no dia em que completa 30 anos. O alemão vai ter sua postura debatida pela entidade, que resolveu abrir investigação depois da polêmica com Lewis Hamilton em Baku. Mas como não há nenhum processo aberto, Vettel vai se apresentar sem a presença de nenhum advogado da Ferrari

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ainda que complete 30 anos nesta segunda-feira (3), o dia não vai ser de tantos festejos para Sebastian Vettel. O tetracampeão mundial vai se apresentar perante a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na Praça da Concórdia, em Paris, para debater a sua postura durante a ‘briga de trânsito’ que travou com Lewis Hamilton durante o GP do Azerbaijão, em Baku, na semana passada. Por direção perigosa, Vettel foi punido com um stop and go de 10s, mas a entidade que rege a F1 quer debater se a punição foi suficiente pelo fato de o alemão ter jogado sua Ferrari contra a Mercedes de Hamilton.

 
No momento, não há nenhum processo aberto em curso, e sendo assim, Vettel vai se apresentar sem a presença de nenhum advogado, seu ou da Ferrari. A própria equipe trata tudo como uma reunião privada, embora seja difícil prever o que possa acontecer daí em diante. É possível que Seb nem seja punido, com a FIA considerando que a sanção imposta pelos comissários durante a prova tenha sido o suficiente. 
 
Entretanto, a própria entidade, por meio do seu presidente, Jean Todt, pode considerar que é válido instaurar um processo formal junto ao tribunal para julgar a atitude de Vettel em Baku. Neste momento, o alemão soma nove pontos na carteira de punições e, com mais três, é automaticamente suspenso da próxima corrida.
Vettel vai comparecer à FIA nesta segunda-feira de aniversário para debater a postura em Baku (Foto: Reprodução)
Aí pesa justamente o fato de Vettel ser reincidente. No GP do México do ano passado, Seb bradou em alto e bom som no rádio contra o diretor de prova, Charlie Whiting, criticado por não ter punido Max Verstappen por conta de uma disputa de pista. Vettel xingou o dirigente pelo rádio, mas escapou de uma punição mais severa. No entanto, o comportamento do alemão em Baku além de tudo o que aconteceu no Hermanos Rodríguez pode fazer com que a FIA tenha uma postura mais rígida para tratar o caso do tetracampeão.
 
A FIA não fixou uma data, mas pretende tornar pública a sua decisão sobre o caso antes do GP da Áustria, nona etapa da temporada 2017 do Mundial de F1, que acontece neste fim de semana.
Entenda o incidente
 
A mensagem de ‘safety-car in this lap’ é dada e faltam três curvas para que a corrida retome seu ritmo. Hamilton reduz a velocidade para que o carro guiado por Bernd Maylander abra uma vantagem que lhe permita acelerar a pleno sem se preocupar em encontrá-lo adiante – fato que quase aconteceu na relargada anterior e foi reportado pelo engenheiro de Lewis via rádio. Hamilton contorna à esquerda e Vettel bate na traseira da Mercedes, provocando levíssimo dano. O alemão reclama com as mãos, traz a Ferrari para a esquerda, emparelha com Hamilton e joga o carro para cima do rival.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Os dois pilotos reclamam via rádio. Vettel alega categoricamente que houve um brake-test – ato em que o piloto que vem à frente repentinamente aciona o freio e pega quem vem atrás desprevenido. Hamilton relata à Mercedes o ocorrido. A corrida segue por breve momento até que a direção de prova aciona a bandeira vermelha pela quantidade de detritos no traçado.

 
Só depois que a corrida é restabelecida que o caso é devidamente investigado e tem sua sentença: apenas Vettel é punido com uma parada de 10 segundos nos pits por “manobra perigosa”. A explicação para a não punição de Hamilton é dada a posteriori, em que a FIA alega que não houve frenagem segundo os dados de telemetria da escuderia prateada. Naquele momento, no entanto, já se sabia que Lewis teria de parar nos boxes para trocar a proteção de cockpit que ameaçava escapar durante as retas e que o piloto tentava proteger segurando com uma das mãos.
 
Ainda com sangue quente, os dois pilotos agem como em uma briga colegial. De um lado, Hamilton fala em ato “desgraçado e nojento” e que “se Vettel quer provar que é macho, que mostre fora da pista”. Sebastian torna a acusar o novo rival de tê-lo bloqueado deliberadamente e que “a F1 é para adultos”.
POLÊMICA MOSTRA QUE VETTEL PISOU NA BOLA E HAMILTON FOI MALANDRO EM BAKU

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.