Presidente vê Ferrari estagnada em 2016, aponta erros e diz: “Fomos ridículos ao dizer que estávamos no nível da Mercedes”

Sergio Marchionne, presidente da Ferrari, reconheceu a fraca temporada da equipe italiana e afirmou que o grande erro foi ter achado que o time já estava no nível de competitividade da Mercedes no início do ano. O dirigente, por outro lado, exaltou as mudanças feitas na área técnica para o próximo campeonato

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Presidente da Ferrari, Sergio Marchionne fez um exercício de autocrítica durante a festa de Natal da montadora italiana. O dirigente apontou os principais erros da mais tradicional equipe do grid neste ano e afirmou que, enquanto as principais rivais avançaram em termos de performance, o time vermelho estagnou. Para Marchionne, entretanto, a maior falha foi achar que a escuderia já estava no nível da Mercedes.

Depois de mostrar força em 2015, ao vencer três provas com Sebastian Vettel, a Ferrari iniciou o ano exibindo um grande desempenho nos testes da pré-temporada, mas as primeiras corridas do campeonato serviram para mostrar que a Mercedes ainda estava alguns segundos à frente. Só que os ferraristas não avançaram e ainda viram a rival Red Bull se tornar a segunda equipe do grid, vencendo GPs. Dessa forma, os italianos fecharam a temporada em terceiro.

 
"Não tivemos uma temporada bem-sucedida. Em 2016, fizemos o ridículo de dizer que já havíamos alcançado a Mercedes. Logo, depois de um erro estratégico na primeira corrida na Austrália, começamos a viver a queda", afirmou o executivo à imprensa durante o evento.
 
"O verdadeiro problema é que nós não melhoramos. A Red Bull, por sua vez, conseguiu evoluir. Eles fizeram um trabalho incrível entre a primeira prova do ano e a metade do campeonato. Agora, espero que em 2017 os resultados apareçam. Caso contrário, vocês podem me cobrar e me criticar por isso", completou.
O presidente Sergio Marchionne e o chefe Maurizio Arrivabene falaram à impresa (Foto: Ferrari)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Marchionne também voltou a defender as mudanças feitas na metodologia de trabalho da Ferrari ao longo de 2016. E garantiu que, no momento, a equipe vermelha não precisa de nenhum grande nome da engenharia da F1. "Em agosto, mudamos a nossa forma de trabalho, com a vinda do [Mattia, novo diretor-técnico] Binotto. As alterações foram feitas para que tivéssemos paz de espírito para trabalhar e gerir melhor os nossos recursos. Precisamos fazer um trabalho melhor do que em 2016, o que não será difícil, mas não vamos fazer nenhuma previsão."

 
"Paddy Lowe é um grande profissional, assim como Ross Brawn. Mas devo dizer que temos uma equipe adequada aqui e não precisamos deles. Nós não precisamos de nenhum herói. Não nos falta nada aqui. Nos dê tempo e os resultados vão aparecer”, assegurou o executivo. 
 
Durante o almoço com os jornalistas, os ferraristas também confirmaram a data do lançamento do carro de 2017: 24 de fevereiro. A temporada que vem será marcada por uma intensa mudança no regulamento técnico, que visa deixar os carros mais velozes, por meio de uma maior carga de pressão aerodinâmica.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.