Sauber alega “decisão estratégica” e descarta uso de última especificação do motor Ferrari na temporada 2015

Desta forma, Felipe Nasr e Marcus Ericsson deixarão de contar com a versão mais potente da unidade de força construída em Maranello e que está à disposição de Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. Monisha Kaltenborn entende que a equipe poderia ter problemas ao adaptar o carro à nova especificação do motor

Estratégia. Por tal razão, a Sauber decidiu não usar a nova e mais potente especificação de motor da Ferrari nas últimas provas da temporada 2015 do Mundial de F1. A cúpula da equipe de Hinwil optou por uma decisão mais conservadora ao resolver manter as versões das unidades de força usadas por Felipe Nasr e Marcus Ericsson ao longo do campeonato, que são distintas do que vem sendo usado desde o GP de Monza pelos carros da equipe de fábrica de Maranello, de Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen.

De acordo com Monisha Kaltenborn, não se trata de algo como o que tem acontecido com a Mercedes, que se negou a entregar sua melhor e mais atualizada unidade de potência às equipes clientes, oferecendo-as apenas à própria equipe de fábrica e aos carros de Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Nasr terá de usar a versão menos potente do motor Ferrari até o fim da temporada 2015 (Foto: AP)

A chefe da equipe suíça alegou outras razões para não avançar para o uso de um motor mais forte da Ferrari nas cinco últimas provas do campeonato. “Não seria um passo correto da nossa parte porque poderíamos ter problemas e não queríamos arriscar”, declarou a advogada indo-austríaca em entrevista coletiva em Sochi nesta sexta-feira (9).

“Não tem nada a ver com o nosso acordo. É questão de estratégia que decidimos continuar [com a versão do motor] por diversos motivos, do que é possível para o nosso carro e o que não é possível”, justificou Monisha, que levou em conta o trabalho extra que seria implicado para adaptar a nova especificação ao C34 de Nasr e Ericsson.

No primeiro treino livre do GP da Rússia de F1, o brasileiro terminou a sessão em 13º lugar. Ericsson, por sua vez, teve de lidar com problemas mecânicos no fim e concluiu o treino apenas em 19º.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.