F1
16/03/2018 09:25

Toleman guiado por Senna durante atuação épica no GP de Mônaco de 1984 vai a leilão em maio

A famosa casa londrina de leilões Bonhams vai colocar à venda o famoso Toleman-Hart TG184-2 com o qual Ayrton Senna fez sua primeira grande exibição na F1. Debaixo de muita chuva, o brasileiro, que fazia sua temporada de estreia em 1984, perseguiu Alain Prost até que a corrida fosse interrompida com bandeira vermelha, o que decretou a vitória prematura do ‘Professor’
Warm Up / Redação GP, de Sumaré
 A lendária Toleman com a qual Ayrton Senna brilhou em Mônaco vai a leilão (Foto: Bonhams)

Um dos carros mais emblemáticos da carreira de Ayrton Senna, o Toleman-Hart TG184-2 com o qual o brasileiro fez sua primeira grande exibição no Mundial de F1, vai ser leiloado pela famosa casa britânica Bonhams. O leilão do carro que levou Senna a brilhar, se aproximar de Alain Prost e quase vencer GP de Mônaco de 1984, ocorrido debaixo de muita chuva, vai acontecer no próximo dia 11 de maio, justamente em Mônaco.
 
O Toleman-Hart vai fazer parte de um rol de carros colocados à venda, como o McLaren-Ford MP4/8, também guiado por Senna em 1993. Ainda não há um preço estimado para o lance mínimo.
 
No comunicado à imprensa para divulgar o leilão do histórico carro de Ayrton Senna, Mark Osborne, chefe global de esportes a motor da casa Bonhams, exaltou o legado histórico do Toleman-Hart TG182-2 guiado por Senna em Mônaco.
O carro da primeira épica prova de Ayrton Senna na F1 vai a leilão em Mônaco (Foto: Forix)
“A batalha entre Senna e Prost no fim dos anos 1980 e começo dos anos 1990 foi uma das maiores rivalidades esportivas de todos os tempos, com dois grandes campeões que proporcionaram aos fanáticos da F1 algumas das corridas mais espetaculares jamais vistas”, descreveu.
 

“A chama que acendeu essa feroz batalha remonta há quase 35 anos, até à edição de 1984 do GP de Mônaco, e a decisão carregada de política de se encerrar a corrida quando estava claro que o piloto brasileiro estava a ponto de alcançar Prost. Estamos muito felizes por apresentar o mesmo carro, o Toleman-Hart TG184 de 1984, que desencadeou esta grande rivalidade”, completou.
 
Não é o primeiro, mas certamente é o mais famoso dos Tolemans guiados por Ayrton Senna a ser leiloado na Europa. O primeiro carro guiado pelo tricampeão mundial na F1, o TG183B, foi vendido por cerca de R$ 4,6 milhões, em 2015.
”VOCÊ TEM DE RESPEITAR”

EMOÇÃO GENUÍNA DE BARRICHELLO É EXEMPLO DE MOTIVAÇÃO