Castroneves sobra e crava primeira pole de 2014 nas ruas de Detroit para corrida 1. Kanaan sai em oitavo
Impecável, Helio Castroneves não deu chances a ninguém neste sábado na casa da Penske em Detroit. O brasileiro andou muito forte durante as três fases da classificação e ficou com a pole, a primeira de 2014. Tony Kanaan será o oitavo do grid
Helio Castroneves se mostrou absolutamente imbatível em Belle Isle neste sábado (31), na casa da Penske. A boa forma apresentada em Indianápolis há uma semana ainda segue, e o brasileiro exibiu um grande desempenho durante a definição do grid da Indy para a primeira das duas corridas do fim de semana em Detroit. Helio sai na pole pela primeira vez na temporada 2014 e pela 39ª da carreira da categoria norte-americana.
James Hinchcliffe também comprovou a força da Andretti e sai em segundo nesta tarde. A terceira colocação ficou com o impressionante Jack Hawksworth. Também é a terceira vez no ano que o novato consegue uma posição no Fast Six. Mike Conway, Ryan Briscoe e Juan Pablo Montoya completam os seis primeiros. Tony Kanaan sai em oitavo.
Relacionadas
Confira como foi a classificação da Indy em Detroit neste sábado
Como acontece em circuitos mistos, a primeira fase vem dividida em dois grupos, e quem puxou a fila do primeiro pelotão foi Helio Catsroneves, já calçado com os pneus duros. Juan Pablo Montoya logo seguiu o companheiro de Penske, utilizando a mesma tática. De vermelhos, os mais macios, Tony Kanaan se colocou logo atrás dos rivais, seguido por Takuma Sato e Jack Hawksworth. Justin Wilson veio na sequência, seguido por Ryan Briscoe e Ryan Hunter-Reay.
Logo, Castroneves surgiu à frente, virando ainda na casa de 1min18s. O brasileiro, então, foi aos boxes, mudou para os pneus de risca vermelha e aí começou baixar suas marcas até chegar em 1min17s259, tempo que o colocou na ponta deste Q1. Hawksworth, também de pneus macios, surgiu em segundo, mas oito décimos atrás do dono do carro #3.
Kanaan era o terceiro, à frente de Briscoe e Sébastien Bourdais. Montoya ainda se recuperou e pulou para sexto. Hunter-Reay sofreu um pequeno revés no fim. O vencedor das 500 Milhas bateu de leve no muro, mas foi o suficiente para tirá-lo do top-6. O líder do campeonato vai largar apenas em 21º.
A Penske usou a mesma estratégia no grupo seguinte, mandando Will Power logo à pista, usando os pneus de lateral preta. O australiano iniciou a disputa virando em 1min19s733. Josef Newgarden rapidamente se colocou em segundo, à frente de Carlos Muñoz. Todos também de pneus duros. O único que decidiu usar os vermelhos neste início foi o russo Mikhail Aleshin.
Enquanto Power já voltava aos pits, Mike Conway, agora em cima dos pneus mais macios, saltava para a ponta com 1min18s684, impondo meio segundo de vantagem para Carlos Huertas e Muñoz, e quase sete décimos para Power, que já retornava com a borracha mais macia da Firestone. James Hinchcliffe vinha em quinto, à frente do jovem Newgarden.
Os dois últimos minutos da sessão foram de pista movimentada. Primeiro, Huertas pulou para a ponta, aí foi superado por Munõz, depois por Graham Rahal e Dixon. Hinchcliffe, então, apareceu com 1min17s846 e parecia que ia segurar a posição, mas aí Conway andou 0s474 mais rápida e tomou a liderança. Assim, os classificados foram: Conway, Hinchcliffe, Muñoz, Rahal, Dixon e Huertas.
Mesmo punido, Castroneves comprova força da Penske em casa
A fase intermediária da classificação teve início com Helio Castroneves e James Hinchcliffe puxando o grupo. O piloto da Andretti decidiu sair usando os pneus de risca preta, já o brasileiro optou pelos vermelhos — Castroneves ainda seria punido com um drive-through por ter deixado os pits antes da bandeira verde. Carlos Muñoz seguiu o companheiro, trazendo junto Jack Hawksworth e Tony Kanaan. Aí veio o resto. Além de Helio, apenas Ryan Briscoe decidiu iniciar a sessão com pneus vermelhos.
Depois das primeiras tentativas de voltas rápidas, Conway apareceu na ponta, com 1min18s381, seguido pelo paulista da Penske. Mas o treino ganhou vida mesmo nos minutos finais com todos tirando o máximo de desempenho dos pneus mais macios.
E nessa quem surgiu muito forte foi de novo Castroneves. O terceiro colocado do campeonato subiu para a ponta ao virar 1min17s477. Briscoe foi quem mais se aproximou – ficou a 0s133 de Helio. Aí Conway se colocou em terceiro, seguido por Hinchcliffe. Montoya, que chegou a liderar a fase intermediária, caiu para quinto, enquanto Hawksworth foi o sexto, fechando assim a classificação para o Fast Six. Eliminado, Kanaan vai sair em oitavo na corrida de logo mais.
Fast Helio
Juan Pablo Montoya foi o primeiro a deixar os pits para a última parte da classificação. O colombiano da Penske saiu com os pneus pretos. O impressionante Hawksworth veio logo atrás do experiente piloto, usando a mesma configuração. Este foi o primeiro Fast Six de Montoya no ano e o terceiro de Hawksworth. E logo o menino Jack se colocou em primeiro, com 1min19s058. Conway era segundo, seis décimos atrás. Montoya, Castroneves, Briscoe e Hinchcliffe completavam a lista dos seis.
A segunda rodada de voltas rápidas por Belle Isle trouxe todo mundo de pneus vermelhos. E, nesta condição, Castroneves se mostrou novamente muito forte. De cara, o brasileiro virou 1min17s536, colocando quase seis décimos em cima de Hawksworth. Aí apareceu Hinchcliffe em segundo, já andando em 1min17s. Jack caía para terceiro, à frente de Conway, Briscoe e Montoya.
No fim, não teve para ninguém, Castroneves confirmou a grande forma em Detroit e ficou com a primeira pole em 2014, a 39ª da carreira. Hinchcliffe vai largar ao lado do piloto da Penske logo mais, às 16h30, no horário de Brasília.
Indy, GP de Detroit, grid de largada, corrida 1:
1 | 6 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | 1:17.536 | ||
2 | 27 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | ANDRETTI HONDA | 1:17.978 | +0.442 | |
3 | 98 | JACK HAWKSWORTH | ING | BRYAN HERTA HONDA | 1:18.073 | +0.537 | |
4 | 20 | MIKE CONWAY | ING | CARPENTER CHEVROLET | 1:18.301 | +0.765 | |
5 | 8 | RYAN BRISCOE | AUS | GANASSI CHEVROLET | 1:18.809 | +1.273 | |
6 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | 1:19.729 | +2.193 | |
7 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | 1:17.980 | +0.444 | |
8 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | 1:18.035 | +0.499 | |
9 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | 1:18.063 | +0.527 | |
10 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | 1:18.020 | +0.484 | |
11 | 34 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | 1:18.145 | +0.609 | |
12 | 18 | CARLOS HUERTAS | COL | DALE COYNE HONDA | 1:18.477 | +0.941 | |
13 | 17 | SEBASTIÁN SAAVEDRA | COL | KV CHEVROLET | 1:18.362 | +0.826 | |
14 | 67 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | FISHER HARTMAN HONDA | 1:18.530 | +0.994 | |
15 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | 1:18.368 | +0.832 | |
16 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | 1:18.680 | +1.144 | |
17 | 77 | SIMON PAGENAUD | FRA | SCHMIDT PETERSON HONDA | P 2MV | 1:18.470 | +0.934 |
18 | 25 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | 1:18.874 | +1.338 | |
19 | 19 | JUSTIN WILSON | ING | DALE COYNE HONDA | 1:18.518 | +0.982 | |
20 | 83 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | 1:19.117 | +1.581 | |
21 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | 1:19.829 | +2.293 | |
22 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT HONDA | 1:19.630 | +2.094 |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.